07/05/2013 - 17:52 | última atualização em 24/05/2013 - 14:00

COMPARTILHE

Ex-presos políticos dão depoimentos à OAB/RJ. Assista aqui

redação da Tribuna do Advogado

Criada em junho de 2012 com o intuito de investigar abusos cometidos pela Justiça Militar durante a ditadura, a Comissão da Verdade da OAB/RJ colheu, em dez meses de atuação, o depoimento de sete ex-presos políticos. Em comum, torturas, arbitrariedades e o constante desrespeito às garantias fundamentais.
 
Sem a pretensão de construir um acervo para uso próprio ou de se sobrepor à Comissão da Verdade criada pelo governo federal, a OAB/RJ busca relatos voltados ao papel de juízes e promotores nos julgamentos de presos políticos. As informações coletadas estão sendo repassadas à Brasília. Foram ouvidos Jefferson Osório, os irmãos Cid e César Benjamin, Roberto Pittoli, Ivan Seixas, Artur Scavone e Romulo Noronha. Todos os depoimentos foram gravados em vídeo e estão disponíveis na TV OAB/RJ.
 
Outra linha de ação do grupo é a campanha pelo tombamento dos locais de tortura, que devem transformados em centros da memória. As ações prioritárias seriam no DOI-Codi, que funcionava no quartel da Polícia do Exército da Rua Barão de Mesquita, Tijuca; na sede do antigo Dops, na Rua da Relação, na Lapa; e na Casa da Morte, em Petrópolis.
Abrir WhatsApp