19/04/2013 - 15:53 | última atualização em 24/04/2013 - 15:00

Eventos semestrais e cartilhas estão na pauta das comissões da OAB/RJ

Realização de eventos semestrais e elaboração de cartilhas. Esses são alguns dos objetivos a serem atingidos pelos núcleos temáticos da Seccional. A proposta foi apresentada pelo conselheiro Fábio Nogueira, coordenador-geral das comissões da OAB/RJ, em reunião nesta quinta-feira, dia 18, a primeira entre os presidentes de comissões e o novo coordenador.

Atualmente temos 69 comissões e este número tende a aumentar
Fábio Nogueira
Coordenador-geral das comissões
Na sessão, aberta com discurso do tesoureiro da Seccional, Luciano Bandeira, Fábio falou sobre sua função, criada para facilitar a interlocução dos grupos com a diretoria da Ordem, e sobre as especificidades de cada comissão. "Atualmente temos 69 comissões e este número tende a aumentar. Ainda não foi possível me reunir com todos, mas aos poucos vamos nos conhecendo melhor", declarou o coordenador.

Pela natureza dos núcleos plurais que lideram, a presidente da Comissão de Assistência, Defesa e Prerrogativas (Cdap), Fernanda Tórtima, e o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), Flávio Ahmed, destacaram a importância da integração. Fernanda lembrou que vários grupos enfrentam problemas de violações de direitos profissionais e Flávio falou sobre a importância da elaboração de cursos sobre o maior número de matérias possível.

A importância da preservação da posição institucional da OAB/RJ foi lembrada pelo vice-presidente da Seccional, Ronaldo Cramer, para quem é preciso haver preocupação com a unidade da Ordem. "Todos os presidentes e integrantes têm suas impressões próprias. Contudo, é importante a manutenção da unidade em relação à emissão de opiniões em nome da Ordem", disse.

Outro que participou ativamente do encontro foi o secretário geral da OAB/RJ, Marcus Vinicius Cordeiro, que é, também, presidente da Comissão de Justiça do Trabalho. Ele ressaltou a relevância que hoje tem o compartilhamento de informações e defendeu a abertura de canais diretos com os advogados.

Formaram a mesa do evento, também, o conselheiro federal Luiz Gustavo Bichara e o assessor da presidência, Anderson Prezia.