21/07/2017 - 18:27 | última atualização em 24/07/2017 - 12:17

COMPARTILHE

Evento traz técnica de meditação ao plenário da OAB/RJ

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar
Sem debates jurídicos, políticos ou acadêmicos. Um evento diferente, organizado pela Comissão de Gestão Jurídica (CGJ) da OAB/RJ, fez os advogados pararem por um momento, nesta tarde de sexta- feira, dia 21, para respirar, meditar e buscar autoconhecimento.
 
“Nossa intenção com esse evento é buscar uma forma alternativa de lidar com a nossa profissão”, explicou o secretário da CGJ, Luciano Lima, completando: “Sabemos que a advocacia é uma profissão estressante, cansativa, desgastante e por isso trazemos essa proposta, de trabalhar a relação do advogado com a sua mente”.
 
O evento contou com a apresentação da técnica de meditação mindfullness (ou “atenção plena”, em português), feita pelo instrutor Damien Desnos, que, formado em Comércio Exterior, buscou a meditação em um momento de extremo estresse em sua vida profissional e, a partir de então, se dedicou à técnica.
 
Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar
Damien aplicou nos presentes alguns exercícios de meditação, ressaltando a importância de se conectar ao próprio momento. Membro da comissão, Leonardo Fonseca contou de sua experiência pessoal com a aplicabilidade desses exercícios, que foram importantes para controlar sua ansiedade e estresse.
 
“Tive uma boa experiência e me senti na obrigação de compartilhar com os colegas os benefícios da aplicação dessa técnica na nossa profissão e também nos outros aspectos da vida, como saúde, relacionamentos etc”, disse Fonseca. Segundo ele, é preciso quebrar o estigma religioso em cima da prática meditativa, pois isso acaba afastando pessoas que não entendem que se trata de uma prática científica.
 
Em outra frente, o autor do livro O profissional incomum, André Portes apresentou outra maneira possível de os advogados se conectarem com si mesmos, através da autoavaliação, reflexões possíveis que contribuem muito para a evolução profissional dos colegas.
Abrir WhatsApp