10/08/2018 - 16:24 | última atualização em 10/08/2018 - 16:38

COMPARTILHE

Evento aborda técnicas de sustentação oral no processo previdenciário

redação da Tribuna do Advogado

        Foto: Lula Aparício  |   Clique para ampliar
 
Clara Passi
A Comissão de Direito Previdenciário da OAB/RJ, representada pela presidente, Suzani Ferraro, e por Itamar Carvalho, proporcionou um dia de reciclagem para colegas que militam nessa área, com foco em técnicas de oratória e persuasão. Uma parceria da comissão com o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, a palestra Sustentação oral no processo previdenciário, dada pela diretora do IBDP, Jane Berwanger, e por Ferraro, encheu o Plenário Carlos Maurício, na sede da OAB/RJ, nesta sexta-feira, dia 10.
 
Foto: Lula Aparício |   Clique para ampliarBerwanger deu ferramentas para o colega se sair bem no contato com magistrados e o trato com clientes, que por vezes, são ansiosos e carregam certa carga de sofrimento, e deu dicas de postura, entonação, autocontrole e administração do tempo. Houve espaço também para um treinamento prático ao final da exposição.
 
A presidente da CDP falou mais especificamente sobre os meandros dos órgãos onde atua o advogado previdenciário (INSS, CRSS, Carf e outros órgãos), deu dicas sobre os regimentos internos dos tribunais. Contou como deve ser o preparo para a sustentação e que postura adotar em entrevistas à imprensa.  
“Queremos dar mais ferramentas ao advogado previdenciário, pois sinto que muitos sentem-se inseguros na hora de sustentar”, disse Ferraro. 

“No Direito Previdenciário, lidamos com casos sensíveis que envolvem dependentes, incapazes, reconhecimento de união estável. Uma fala persuasiva do advogado pode atingir o emocional do juiz e fazer com que enxergue algo que não tinha visto no papel ou até desfazer seu voto”, complementou Carvalho.  
Abrir WhatsApp