24/08/2018 - 17:36 | última atualização em 24/08/2018 - 18:12

COMPARTILHE

Evento aborda a preservação do ambiente natural nos 30 anos da Constituição

redação da Tribuna do Advogado

           Foto: Bruno Marins  |   Clique para ampliar
 
Nádia Mendes
Nesta sexta-feira, dia 24, a Comissão de Direito Ambiental da OAB/RJ realizou o segundo debate para refletir sobre as conquistas nesses 30 anos de Constituição Federal. O foco do encontro foi a preservação do ambiente natural. "A ideia é celebrar e refletir essas conquistas", explicou o presidente da comissão, Flávio Ahmed. 
 
Na mesa de abertura, o presidente do Jardim Botânico, Sérgio Besserman, lembrou que a ideia do encontro não é discutir meio ambiente. "O que vamos debater aqui é o futuro da civilização e o bem estar da população brasileira. Meio ambiente não existe, espero que isso fique bem claro. Quando falamos de direito ambiental, estamos falando da história, de bem estar, do combate à pobreza e à desigualdade e das chances do desenvolvimento econômico", afirmou.
 
O professor da FGV Haroldo Mattos de Lemos disse estar muito feliz pela atual preocupação com a  preservação do meio ambiente. "Ver praticamente todo mundo se preocupando com essas questões é música para os meus ouvidos. Estamos falando da preservação do nosso futuro. Eu fui o primeiro presidente da Feema (Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente, extinta com a instalação do Inea), ainda no século passado. Naquela época, quando eu fazia alguma palestra, as pessoas me olhavam como se fosse um ET. Meio ambiente era coisa de bicho grilho e de gente que não tinha o que fazer. Hoje isso está muito diferente", destacou. 
 
Foto: Bruno Marins|   Clique para ampliar
O desembargador do TJRJ Marco Aurelio Bezerra de Melo destacou a importância dos advogados na preservação de direitos. "Os advogados são evidentemente os grandes responsáveis para que a gente consiga tirar do papel os compromissos que a Constituição travou com a sociedade brasileira há trinta anos", lembrou.
 
Já o superintendente substituto do Ibama, Adilson Gil, afirmou que a presença do órgão nesses debates é fundamental para esclarecer dúvidas sobre as ações realizadas. "Precisamos apresentar os esclarecimentos do que está sendo feito"
 
Encerrando a mesa de abertura e representando a Ordem, o presidente da Subseção da Ilha do Governador, Luiz Carlos Varanda, lembrou do papel da Ordem como representante da sociedade civil. "Na nossa porta não chegam apenas as demandas da advocacia. A sociedade também nos procura. A OAB é vista como um agente que resolve problemas", afirmou. 
 
O debate foi transmitido ao vivo e está disponível na íntegra no Canal da OAB/RJ no Youtube. 
Abrir WhatsApp