28/02/2013 - 16:21 | última atualização em 28/02/2013 - 18:08

COMPARTILHE

Estudantes participam de concurso de arbitragem sediado na OAB/RJ

redação da Tribuna do Advogado

Entre segunda e quarta-feiras, dias 25 e 27, a Seccional recebeu estudantes de seis universidades inscritos no Rio Pre-Moot, etapa fluminense do maior concurso mundial de arbitragem, o VisMoot. Realizado anualmente em Viena - este ano será entre 22 e 28 de março -, o VisMoot reúne cerca de 500 faculdades do mundo inteiro.
 
Universidades participantes
 
  • PUC-SP (campeã)
  • Uerj (vice)
  • PUC-Rio
  • UFRJ
  • UFF
  • Universidade Positivo - PR
"A ideia é inserir o Rio no circuito internacional de concursos de arbitragem. A participação das faculdades brasileiras tem sido cada vez maior e a performance dos alunos foi ótima. Queremos que os advogados fluminenses estejam preparados e possam brilhar", afirmou o presidente da Comissão de Arbitragem e também coordenador do evento, Joaquim Muniz, que manifestou a vontade da comissão de repetir o evento nos próximos anos. "Há dez anos sonhávamos em sediar o Pre-Moot e conseguimos logo no início da administração do Felipe", comemrou.
 
O concurso consiste na apresentação de um caso hipótético, e os estudantes, divididos em equipes, fazem a sustentação oral. O julgamento foi feito por árbitros internacionais, como John Rooney (EUA) e Miguel Almada (Portugal), que também ministraram palestras para os futuros bacharéis. O prêmio é um auxílio-viagem para as equipes campeã e vice.
 
"A dificuldade é grande porque a sustentação é feita em inglês e os casos são baseados em tratados internacionais, como a Convenção de Viena sobre compra e venda internacional de mercadorias, que entra em vigor no Brasil esse ano", explicou Muniz.
 
Participaram do Rio Pre-Moot cerca de 50 alunos ao todo, das equipes da PUC-SP (campeã), Uerj (vice), PUC-Rio, UFRJ, UFF e Universidade Positivo (Curitiba).
 
Abrir WhatsApp