13/11/2019 - 14:06 | última atualização em 13/11/2019 - 18:50

Estudantes de Direito fazem visita guiada na sede da OABRJ

Nádia Mendes

Com vista privilegiada para o Cristo Redentor e o Pão de Açucar, os principais pontos turísticos da cidade, o prédio da OABRJ na Avenida Marechal Câmara, no Castelo, é vivo e recebe grande parte dos serviços oferecidos pela Seccional, além de sediar os eventos que, diariamente, movimentam os três plenários.

Para conhecer um pouco mais sobre o funcionamento desta que, em breve, será a casa de cada um deles, trinta alunos dos períodos finais do curso de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e trinta alunos da Estácio de Cabo Frio estiveram na sede da OABRJ nesta quarta-feira, dia 13, e participaram de uma visita guiada.

A ideia partiu de um dos professores do Mackenzie, Leandro Antunes, que preside a Comissão de Estudos de Direito Material e Processual do Trabalho da Seccional. "Queremos aproximar os estudantes da Ordem. É preciso que vocês enxerguem a OAB muito mais do que um prédio em que vão ser eventualmente convidados para buscar a carteira, mas como a casa de vocês", disse.

O encontro começou no nono andar. Maria Antônia, funcionária do Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional, deu um panorama sobre a história da OAB e falou da atuação da entidade ao longo de todos esses anos até os dias atuais, cujo foco principal é a defesa das prerrogativas da classe.

Os estudantes foram descendo os andares conhecendo as instalações dos departamentos que fazem a Ordem funcionar, como o Tribunal de Ética e Disciplina, a Certificação Digital e os Escritórios Compartilhados. "A visita está sendo esclarecedora, gostei muito de conhecer os escritórios compartilhados", disse Júlio Flores, que está no 8º período, no Mackenzie. A estudante Maria Dias, que está no 7º período na mesma instituição, já conhecia o prédio da Ordem por já ter participado de palestras, mas ainda não tinha visto os escritórios compartilhados. "A estrutura é muito boa", disse.