03/04/2012 - 15:33

Escolas de Advocacia das seccionais terão revista anual

O projeto de uma publicação das escolas superiores de advocacia de todas as seccionais será foi debatido em reunião com representantes da Ordem de diversos estados, na última sexta-feira, 31, na sede da Seccional. A revista, que será liderada nacionalmente pela OAB/RJ, deverá ser distribuída para colegas de todo o país a partir do segundo semestre.

O lançamento da Revista Advocatus Brasil é uma iniciativa dos próprios presidentes das ESAs. “Não há participação do Conselho Federal no projeto, mas a Escola Nacional de Advocacia (ENA) será convidada a contribuir, se quiser, mas não será a gestora. A ideia é conseguirmos os patrocínios necessários para que a revista seja auto-suficiente”, explicou o diretor-geral da ESA da OAB/RJ, Renan Aguiar, que foi eleito presidente do conselho gestor da publicação.

Seguindo os moldes da Revista Advocatus da OAB Pernambuco, o periódico irá conter artigos de grandes nomes da Justiça brasileira de interesse da prática da advocacia. “Temos uma preocupação muito grande em fazer um trabalho sério, que possa contribuir para os advogados. Não pode haver, de forma alguma, direcionamento político e esse é um dos maiores cuidados na escolha dos textos e na forma de direção”, disse o diretor-geral da ESA-DF, Marcus José Palomo, que integra o conselho gestor da revista junto com o representante da ESA-BA, Carlos Eduardo Behrmann e com o presidente da ESA-AM, Antônio Fábio de Mendonça.

Inicialmente, a publicação terá periodicidade anual, podendo passar para semestral em 2013. Os 200 mil exemplares estimados serão distribuídos pelas próprias ESAs, seguindo padrões próprios em cada seccional. “Esta será a maior revista jurídica do mundo, com a maior tiragem”, completou Renan.

O próximo passo é buscar patrocínio para viabilizar o projeto na data estimada. “Nós teríamos mais condições de consolidar essa ideia com a ajuda do Conselho Federal. Mas a revista foi pensada e será concebida pelas próprias seccionais”, afirmou o diretor-geral da ESA-PE, Ronnie Preuss Duarte.