01/06/2012 - 12:49

ESA, Núcleo de Apoio e sede são reinaugurados em Magé

redação das Tribuninhas

"A OAB não pode viver de favor, por mais gentil que este seja. Ter uma ESA em auditório próprio - desatrelada de qualquer outra instituição - é uma conquista para a advocacia desta região", afirmou o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, na reinauguração das novas instalações da sede, da Escola Superior de Advocacia (ESA) e do Núcleo de Apoio aos Advogados da Subseção de Magé, realizada na noite do dia 31 de maio.

Agora, a ESA/Magé - que funcionava no anexo da Câmara Municipal - foi transferida para um auditório dentro da sede, o que só foi possível com a substituição de prédios do Núcleo de Apoio e da própria sede. "Foi bom ter colocado a subseção no prédio que abrigava o núcleo. Com um espaço mais amplo para a subseção foi possível construir nosso auditório próprio", ressaltou o presidente da subseção, Sérgio Ricardo da Silva.

Entenda a mudança

A subseção, que ficava localizada na Rua Domingos Bellizze, 250, foi realocada no número 155 da mesma rua, onde funcionava o Núcleo de Apoio aos Advogados. Esse, por sua vez, foi transferido para o prédio da sede. "Explicando de uma forma prática, a mudança permitiu ampliar os espaços para a parte administrativa, o gabinete da Diretoria e o nosso auditório - que tem capacidade para 70 pessoas", detalhou Sérgio Ricardo.

Wadih destacou que, com a saída da ESA da Câmara, a OAB ganha em independência. Ele resaltou que a Ordem, por ser uma entidade fiscalizadora, não pode estar acuada ao abordar temas de relevância para a advocacia e para a sociedade. "Agradecemos as parcerias com as autoridades municipais, mas precisamos ser independentes. Neste auditório devem ser debatidos todos os assuntos que norteiam o Direito e a defesa da sociedade", disse.

Além de autônoma, a ESA/Magé está preparada para os cursos do projeto telepresencial - a ser inaugurado no segundo semestre. "Será mais um avanço desta gestão na luta pela equiparação da advocacia do estado. Sabemos das dificuldades de colegas nas comarcas mais distantes da capital. O projeto telepresencial será mais um aliado para acabar com esse abismo", explicou Wadih.

Apoio para mais uma luta

Destacando a combatividade da Diretoria da OAB/Magé, que já travou embates sérios com o Judiciário local, o presidente da Seccional ressaltou a importância pela união em prol das eleições diretas para a OAB nacional. "Temos que andar para frente e estar unidos pela conquista do direito de votar - hoje negado a todos os advogados do país. Nada justifica não escolhermos nossos representantes. A combatividade dos advogados de Magé será muito importante para esta luta", afirmou.

"Começo a me despedir da Presidência da Seccional já deixando uma missão aos que irão me suceder: não deixem que o caráter aguerrido se afaste da OAB/RJ novamente. Tenho orgulho de ter resgatado a dignidade dos advogados fluminenses, agora quero que ela seja ampliada e fortalecida", concluiu o presidente da OAB/RJ.

Estiveram presentes ao evento o secretário de Fazenda de Magé, Dimas de Andrade Pinto; os tesoureiros da OAB/RJ, Marcello Oliveira, e da Caarj, Ricardo Menezes; o presidente do Sindicato dos Advogados do Rio de Janeiro, Álvaro Quintão; o chefe da Ouvidoria da Seccional, Vladimir Saboya; os presidentes das subseções de São Gonçalo, Leopoldina e Bangu, José Luiz Muniz, Frederico Mendes e Ronaldo Barros, respectivamente; e o vice-presidente da OAB/Teresópolis, Rodrigo Ferreira.