22/11/2016 - 17:46 | última atualização em 22/11/2016 - 17:45

COMPARTILHE

Era digital: congresso tem palestras e estandes de serviços

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar
O processo judicial eletrônico está presente em grande parte do dia de trabalho dos advogados brasileiros. Apesar da praticidade de peticionar eletronicamente, os colegas ainda enfrentam muitos entraves para se tornarem completamente digitais. Pensando em todas essas dificuldades, a Diretoria de Inclusão Digital e a Comissão de Direito e Tecnologia da Informação (CDTI) da OAB/RJ promovem o congresso Advocacia na era digital. O evento iniciou-se na manhã desta terça-feira, dia 22, e vai até a quarta-feira, dia 23. A participação é gratuita.
 
Na abertura do congresso, o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, falou sobre o trabalho que a entidade vem realizando em relação à inclusão digital da classe. “Temos 220 salas com centrais de peticionamento eletrônico em todo estado, além da Escola de Inclusão Digital no 8º andar da Seccional. Todo um histórico de trabalho gratuito de formação que a OAB/RJ realiza nessa área da discussão dos novos paradigmas da advocacia à luz do processo eletrônico”, ressaltou.
 
O vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Luiz Cláudio Chaves, lamentou que a Ordem não tenha sido ouvida na implantação do processo eletrônico no país: “O processo eletrônico é uma realidade dura que nós temos que enfrentar. Ele poderia ser melhor utilizado pelos advogados, até pela comodidade de não se deslocar fisicamente aos fóruns, mas foi implantado de uma maneira açodada e excludente. Não podemos admitir a exclusão de colegas, principalmente idosos e deficientes visuais, nesse processo. O ideal seria que pudéssemos optar entre o processo de papel e o eletrônico, de forma gradual, como foi feito com as declarações de imposto de renda, por exemplo”.
 
A diretora de Inclusão Digital, presidente da CDTI e secretária-adjunta da Ordem, Ana Amelia Menna Barreto, explicou que o evento foi pensado observando as necessidades dos advogados. “Os temas que serão tratados nos dois dias de encontro são os que sentimos que os colegas têm mais dificuldade nesse processo de se tornarem digitais”. Ana Amelia explicou que a experiência veio da Caravana Fique Digital, que percorre as subseções do estado. “Além de aprender a peticionar eletronicamente, o advogado precisa ter presença digital”.
 
Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar
Segundo Ana Amelia, o problema do processo eletrônico no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ) não é apenas a indisponibilidade do sistema. “A principal dificuldade que os colegas enfrentam é a instabilidade crônica do sistema. E isso vem piorando quanto mais o TJ aumenta o número de comarcas com processo eletrônico. Quanto mais comarcas eletrônicas, mais instabilidade nós temos”.
 
O presidente da Comissão Especial de Direito e TI da CFOAB, Frederico Preuss Duarte, fez um histórico da atuação do Conselho em relação ao processo eletrônico. Ele criticou a ausência de participação da advocacia na concepção do processo eletrônico. “O sistema não tem usabilidade, não é confiável. Por isso os advogados ainda preferem peticionar em papel, mesmo com as vantagens do processo eletrônico”.
 
Estandes apresentam serviços específicos para advogados
 
Além das palestras, estão montados estandes divulgando produtos e serviços para os colegas. Nos dois dias de congresso, será possível emitir o certificado digital mobileID da Certisign de forma gratuita.
 
A Dell está realizando a demonstração de computadores e acessórios, além de distribuir cupons de desconto exclusivos para os advogados. Nas compras realizadas nos dois dias do evento, os colegas ganharão brindes. Também demonstrando equipamentos, a Kodak – Netscam está com valores especiais para os advogados, além de garantia diferenciada para os colegas. Outra empresa que está no congresso fazendo a demonstração de equipamentos, a Shotpix/Rio Master tem scanners portáteis, câmeras e outros produtos eletrônicos.
 
A Exyon, empresa de tecnologia para gestão, está demonstrando no congresso um software de gestão de processo e de gestão de contratos. Caso o colega tenha interesse em conhecer mais sobre os programas, a empresa está agendando visitas em escritórios. A b2finance está oferecendo 25% de desconto para os advogados que adquirirem nos dois dias de congresso qualquer um dos três serviços que oferece. O primeiro é um software de controle de horas, o Timesheet. A empresa também presta serviços contábeis para escritórios e tem uma rede social interna para escritórios, o 4bee.
 
A OAB/RJ fechou uma parceria com o Google, através da empresa Ipnet, e os colegas poderão adquirir com desconto uma licença do G suíte, pacote de serviços que inclui Gmail, Hangouts, Google Agenda e armazenamento pelo Google Drive. Especialista em gestão de informação na nuvem, a empresa ByeByePaper também está no congresso demonstrando seu software de gestão eletrônica de documentos, além do serviço de digitalização.
 
Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar
As palestras do evento estão sendo transmitidas ao vivo pelo canal da OAB/RJ no YouTube e ficarão disponíveis, na íntegra, ao término do congresso. 
Abrir WhatsApp