14/01/2011 - 15:49

COMPARTILHE

Equipe da Seccional está em Friburgo para prestar assistência às vítimas

O presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (Caarj) e diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS) da Seccional, Felipe Santa Cruz, o tesoureiro da Caarj, Ricardo Menzes, e o presidente da Subseção da Barra da Tijuca, Luciano Bandeira, estão na cidade de Nova Fribrugo desde a manhã desta sexta-feira, dia 14, para prestar assistência às vítimas das chuvas.

 

Uma das medidas tomadas pela Seccional foi a suspensão do pagamento da anuidade para os inscritos nas subseções localizadas em áreas atingidas pelas enchentes e deslizamentos, até que a situação se normalize.

 

Para apurar ainda mais as necessidades dos colegas, a Central de Atendimento Telefônico OAB/RJ/Caarj está entrando em contato com os advogados da Região Serrana. Nas cidades em que o sistema de telefonia fixa ainda não voltou a funcionar, o contato está sendo feito pelos telefones celulares. 

Nos casos em que há confirmação de vítimas fatais, a Caarj está ajudando as famílias de colegas a providenciar sepultamentos. Para isso, está sendo utilizado o convênio que já era disponibilizado pela Caixa anteriormente.

Seccional assina documento para permitir sepultamento de corpos sem identificação, mas com coleta de material genético

A Seccional e a OAB/Nova Friburgo, em conjunto com o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Polícia Civil, assinaram uma Deliberação Conjunta, cujo objetivo é permitir o sepultamento de corpos sem identificação em Nova Friburgo, desde que, previamente, seja feita a coleta de material que contenha DNA. As amostras de material genético ficarão armazenadas no IML.

A media de urgência foi tomada porque o Instituto Médico Legal da cidade não dispõe de capacidade para armazenar todos os corpos das vítimas e há uma grande quantidade de corpos já em estado de decomposição avançada, que necessitam ser sepultados em caráter de emergência. 

 

Vice-governador pede doação de água potável 

Na passagem por Nova Friburgo, o presidente Wadih Damous conversou com o vice-governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, que pediu que a população colabore com as vítimas, doando, principalmente, água potável.

 

Segundo ele, a distribuição de água na Região foi muito prejudicada e essa é uma das principais carências no momento. 

 

A OAB/RJ e a Caarj, em parceria com a LBV, já recolheram 25 mil litros de água, que serão entregues em Nova Friburgo. Veja aqui como ajudar.

 

Sede da Subseção de Nova Friburgo foi alagada 

Segundo a equipe de reportagem da Tribuna do Advogado Regional, que acompanha o grupo da Seccional na visita, a subseção local foi bastante atingida durante as chuvas. Há muita lama na sede que, desde a quarta-feira, dia 12, mantém suas portas fechadas.

 

De acordo com Felipe Santa Cruz, o DAS organizou uma força-tarefa, composta por 30 pessoas, entre funcionários da OAB/RJ e da empresa terceirizada de limpeza que presta serviços à Seccional, que vai a Friburgo neste sábado, dia 15, para efetuar a  recuperação da subseção, muito atingida pelas chuvas e sem condições de funcionamento desde quarta-feira. No local, será instalado um posto de coleta de doações.

 

Outro grupo, formado por 50 funcionários da OAB/RJ e da Caarj, estará no Shopping Nova América, Zona Norte da cidade do Rio, organizando os donativos que serão enviados à Região Serrana.

 

Presidente da Comissão de Esporte e Lazer da Subseção perde cinco familiares 

Em meio à tragédia, mais uma cena triste. A equipe da Seccional compareceu ao velório de familiares do presidente da Comissão de Esporte e Lazer da OAB/Nova Friburgo, Samuel Guerra. A filha do advogado, de 13 anos, sua mãe, uma tia e uma sobrinha, além de um amigo da família, morreram durante a tempestade.

 

 

Abrir WhatsApp