05/03/2012 - 15:43

Em entrevista à TV Migalhas, Wadih defende Diretas na OAB

Em entrevista que será exibida pela TV Migalhas, que está no ar no site do mesmo nome, o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, falou sobre os problemas do Judiciário fluminense, elogiou o trabalho do Conselho Nacional de Justiça e pregou eleições diretas para a escolha da diretoria e do presidente da OAB Federal.

“No sistema atual, 700 mil advogados ficam alijados da eleição daqueles que os representam e falam em seu nome”, afirmou.

Wadih lembrou, ainda, a importância de melhorias na prestação de serviços do Judiciário. “No Rio de Janeiro, em particular os juizados especiais estão uma catástrofe. Há colegas que preferem ajuizar ações na Justiça comum a recorrer aos juizados de pequenas causas, tal a sua morosidade”, disse.

Embora tenha identificado melhoras no comportamento dos juízes nos últimos tempos, o presidente da OAB/RJ afirmou que ainda há um longo caminho a percorrer para que o Poder Judiciário esteja à altura do que a sociedade espera dele.

“Muitos juízes se consideram donos do Judiciário. Por isso, é tão comum o desrespeito às prerrogativas dos advogados. Há magistrados que não compreendem o papel do advogado como essencial à administração da justiça. E acabam tendo um comportamento anti-democrático e autoritário”, concluiu.