15/05/2015 - 16:53 | última atualização em 18/05/2015 - 15:33

COMPARTILHE

Em entrevista, presidente da CDH critica redução da maioridade penal

redação da Tribuna do Advogado

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ, Marcelo Chalréo, participou do Programa da Rádio Sputnik Brasil, na última terça-feira, dia 12, e falou sobre a diminuição da maioridade penal. Na ocasião, Chalréo comentou os argumentos da Organização das Nações Unidas (ONU) de que se as infrações cometidas por adolescentes e jovens forem tratadas exclusivamente como problema de segurança pública e não como indicador da restrição do acesso a direitos fundamentais, o problema da violência no Brasil poderá ser agravado com graves consequências no presente e no futuro. “Os argumentos da ONU estão pautados em estatísticas e dados mais que realistas”, disse.

Ressaltou também que no Brasil existe uma política de opressão de classe e de raça e que isso está ligado diretamente à redução da maioridade penal. “Os jovens que morrem no Brasil, em sua grande maioria, fazem parte do que alguns têm chamado de ‘pretitude’, isto é, ou são negros, pardos ou visto como tais. Essa população é o principal alvo do extermínio de classe e de raça no Brasil”.

O programa de rádio Sputnik Brasil é veiculado em diversas transmissoras brasileiras. No Rio de Janeiro, ele vai ao ar diariamente pela Rádio Metropolitana AM 1090, a partir das 17h.
Abrir WhatsApp