26/03/2015 - 18:12 | última atualização em 30/03/2015 - 13:52

Em entrevista, Felipe comenta medidas do pacote anticorrupção da OAB

As principais medidas do pacote anticorrupção elaborado pelo Conselho Federal em conjunto com as seccionais, foram detalhadas pelo presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, em entrevista ao programa de rádio Sputnik Brasil da última terça-feira, dia 24. De acordo com Felipe, é importante deixar claro que as propostas não foram feitas por conta das denúncias recentes de corrupção: “Essa não é uma resposta da Ordem pensada às pressas por causa de denúncias públicas. Há algum tempo buscamos debater uma série de posições e pensar em alternativas sobre a institucionalização da corrupção no país”, destacou o presidente.

Segundo Felipe, o grande problema da corrupção é o excessivo papel do financiamento de empresas nas campanhas eleitorais: “As grandes companhias apostam em candidatos, contribuem com milhões para as campanhas e acabam recebendo retorno em forma de favor. Empresa não doa, investe. No nosso pacote, demos molde a um conjunto de medidas para tentar diminuir a corrupção. Atitude que desemboca em uma reforma política, fundamental neste momento”.

Pela proposta da OAB, as doações para campanhas só poderão ser feitas por pessoas físicas. Ou seja, caso o dono da empresa queira contribuir para algum candidato, só pode fazê-lo com o seu próprio CPF e respeitando os valores máximos estabelecidos para doação.

Para Felipe, nosso modelo de eleição é incompatível com o país. “Basta ir a uma cidade do interior para ver os gastos da eleição de um simples prefeito. Cidades pobres e pequenas com milhões de reais envolvidos em campanhas políticas. Há algo de errado. Queremos uma campanha em que o poder financeiro seja menor e coibido. Além disso, precisamos de um modelo que fortaleça os partidos e a identidade do eleitor com seu candidato”, afirmou.

“É importante esclarecer tudo para a opinião pública, estimulando a participação na construção desse processo. Isso só vai aprimorar nossa democracia, que ainda é jovem. O país andou e evoluiu muito desde a Constituição de 1988. Estamos em um momento de crise, mas também de oportunidade. Vivemos uma fase de conflito positiva, que nos possibilita aprimorar nossos instrumentos institucionais e fazer com que nossa democracia seja de fato e não apenas de direito”, analisou o presidente da OAB/RJ.

O programa de rádio Sputnik Brasil é veiculado em diversas transmissoras brasileiras. No Rio de Janeiro, ele vai ao ar diariamente pela Rádio Metropolitana AM 1090, a partir das 17h.