25/09/2017 - 13:15 | última atualização em 29/09/2017 - 11:58

COMPARTILHE

Entre 2 e 4 de outubro, seminário debaterá sustentabilidade na moda

redação da Tribuna do Advogado

Discutindo questões ligadas à sustentabilidade na moda sob a ótica jurídica, a Comissão de Direito da Moda (CMDM) da OAB/RJ irá realizar entre os dias 2 e 4 de outubro o II Seminário Internacional de Direito da Moda. Segundo a presidente da comissão, Deborah Portillho, este é o primeiro evento do gênero. “Será de grande valia não apenas para os profissionais da moda que lá estarão, mas também para os advogados, tanto para os que já atuam com a indústria da moda, como para aqueles que têm intenção de atuar”, afirmou. 

Deborah explicou que como ponto de partida para a elaboração do programa do evento a comissão analisou os 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas em 2015 e selecionou os sete que estão diretamente relacionados à moda e que podem ser discutidos sob o ponto de vista jurídico “A partir dessa seleção escolhemos os especialistas das áreas da moda e do Direito que poderiam discuti-los”. 

A comissão conta, para a organização do evento, com a orientação da consultora em sustentabilidade Raquel Simiqueli, que é bióloga, pós-graduada em análise ambiental, mestre em ecologia e conservação de recursos naturais e com MBA em gestão de negócios sustentáveis.

Para participar do seminário é preciso inscrever-se (clique aqui para realizar a inscrição). O investimento é de R$ 380 a inteira e R$ 300 para estudantes e para membros de associações: ABPI / Abapi / ASPI / FBLI / AASP, além das associações da Indústria da Moda e ex-alunos dos cursos de Fashion Law do Ibmec, ESA, OAB/SP, FGV, USP/RP. Para obtenção do desconto, enviar e-mail para [email protected].

Programação

O diretor do Fashion Law Institute de Nova Iorque Jeff Trexler ministrará a palestra de abertura do encontro. Em seguida a presidente do Fashion Law Institute da Argentina, Pame Echeverria, fará uma apresentação sobre as perspectivas em relação ao Direito da Moda com foco na sustentabilidade e, para finalizar o painel, o diretor executivo e fundador do Fashion Business & Law Institute do Brasil, André Mendes fará sua apresentação sobre o tema sob a perspectiva brasileira.

Deborah também destaca que os presidentes, diretores e representantes das sete comissões de diferentes seccionais da OAB, que tratam, direta ou indiretamente, do Direito da Moda se reunirão na I Jornada de Direito da Moda. “O objetivo é discutir as ações que vêm sendo adotadas e, principalmente, as ações futuras em prol da sustentabilidade que essas comissões podem tomar. Com base nessas discussões, será preparada uma carta de intenções para ser enviada para o Conselho Federal da OAB”, adiantou.

Haverá também um painel sobre Moda e Trabalho, com a presença da procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ) Guadalupe Louro Turos Couto, que falará sobre o trabalho análogo à escravidão na indústria da moda e a atuação do MPT para coibir essa prática. Também integram o painel a criadora do projeto social de trabalho inclusivo Nannacay, Marcia Kemp, e a coordenadora de produção do Fashion Revolution Brasil, Ana Sudano. O Fashion Revolution é um movimento global sem fins lucrativos que visa conscientizar os consumidores sobre o real custo das roupas baratas, e que defende a transparência na cadeia de produção da indústria da moda.  
Abrir WhatsApp