05/07/2010 - 16:06

Entidades fluminenses entregam carta a políticos

Do Jornal do Brasil

05/07/2010 - A Frente Pró-Rio, movimento suprapartidário da sociedade civil fluminense, formado por 40 entidades de vários segmentos, entre elas a OAB, o Clube de Engenharia e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, enviou a todos os presidentes regionais de partidos políticos do Rio uma carta-compromisso contendo a reivindicação de uma série de medidas a serem implementadas no estado. A intenção é que o documento seja divulgado entre os diversos candidatos nas próximas eleições, e que tenha a adesão do maior número possível deles, por meio de assinatura.

A carta, encaminhada pelo presidente do Clube de Engenharia e coordenador da Frente Pró-Rio, Francis Bogossian, traz 16 itens, que vão desde a implantação de um projeto de coleta seletiva de lixo no estado até a conclusão do Arco Rodoviário, passando pela luta em defesa dos royalties do petróleo e a destinação de "investimentos maciços" para os aeroportos Tom Jobim e Santos Dumont.

Também há demandas relativas ao turismo, com a criação de polos turísticos interligados, "aproveitando as potencialidades de cada região", e aos projetos específicos para a Copa 2014 e a Olimpíada 2016, que, segundo o documento, merecem acompanhamento especial.

O texto entregue aos líderes partidários lembra que a criação da Frente Pró-Rio se deu em 2005, por causa dos "anos de descaso do governo federal para com o estado do Rio e a prolongada desunião da bancada em Brasília".

Hoje, a Frente comemora "uma substancial mudança de atitude, tanto da União quanto de nossos deputados federais, em relação aos interesses fluminenses".