02/09/2016 - 18:46

Encontro sobre Direito Sindical tem a participação da OAB/RJ

Na última segunda-feira, dia 29, foi realizado o I Encontro de Presidentes das Comissões de Direito Sindical do sistema OAB, em Brasília. Na ocasião, 19 representantes das comissões estaduais destacaram a importância de se abordar o tema dentro da Ordem. Presidente da comissão temática da OAB/RJ, Rita Cortez participou do evento.

Após agradecer à diretoria da Seccional fluminense, que segundo Rita, sempre apoiou a criação desta comissão, a presidente fez breves considerações sobre a responsabilidade do grupo: "Devemos estar atentos às decisões políticas que não prestigiam nem a Justiça do Trabalho nem o advogado trabalhista e sindical".

O encontro abordou temas atuais da área sindical e que serão debatidos pelas comissões em suas seccionais. A liberdade, a autonomia sindical e a negociação coletiva tiveram grande destaque nas falas. O evento contou, ainda com palestras do ex-presidente do Conselho Federal Cezar Britto e da ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Delaíde Arantes, que falaram sobre honorários advocatícios sindicais contratuais e sucumbenciais.

Por sugestão da Comissão da OAB/RJ foi registrada uma homenagem póstuma ao advogado sindicalista Edésio Passos, que faleceu recentemente.

Na abertura, o presidente nacional da Ordem, Cláudio Lamachia, e o presidente da Comissão Especial de Direito Sindical do Conselho Federal, Bruno Reis, destacaram a importância da criação das comissões de direito sindical em todos os estados brasileiros.

Também participaram do encontro o o secretário-geral da OAB/RJ e presidente da Comissão da Justiça do Trabalho, Marcus Vinícius Cordeiro, e o vice-presidente da Comissão de Direito Sindical da Seccional, Cláudio Rocha.