24/07/2013 - 15:07 | última atualização em 24/07/2013 - 15:31

Encontro reúne jovens advogados na OAB/RJ durante JMJ

Nesta quarta-feira, dia 24, a Seccional sediou o I Encontro Internacional de Jovens Advogados e Estudantes de Direito no Rio de Janeiro, cujo tema central foi a globalização da solidariedade e da justiça social. Cerca de cem jovens advogados e estudantes participaram do evento, que teve tradução para o inglês, e fez parte de um conjunto de atividades paralelas à Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Em apoio à Jornada, a entidade cedeu seu prédio para representações consulares e da Organização das Nações Unidas (ONU).

A palestra de abertura ficou a cargo do vice-presidente da OAB/RJ, Ronaldo Cramer, que fez um breve resumo do papel institucional e do funcionamento da entidade. "Não poderia deixar de mencionar o papel que a Ordem vem tendo nas manifestações de rua em nosso país. Os protestos indicam que vivemos uma crise de representatividade, e diante dessa insatisfação passamos, institucionalmente, a reivindicar uma reforma política. Mas nossa participação nas ruas não é para fazer reivindicações, e sim para garantir o direito de livre manifestação e expressão, para garantir a observâncias das garantias constitucionais. A OAB está fazendo aquilo que sempre fez ao longo de sua história, porque representamos os advogados e também a sociedade civil", afirmou Cramer.

O presidente da Comissão de Direito Ambiental, Flávio Ahmed, falou sobre tratados internacionais sobre meio ambiente, como os protocolos de Kyoto e Nagóia. Em seguida, o presidente do Sesi, Jair Meneguelli, apresentou os projetos da entidade para assistência a jovens vítimas de exploração sexual, como o Viravida, que também busca auxiliar a formação e a inserção na mercado de trabalho.

"A OAB é uma casa significativa, que historicamente defende a cidadania, seja das crianças, jovens ou idosos", lembrou Meneguelli, que anunciou que já existe um protocolo de intenções assinado pela OAB Federal para participar do projeto Viravida. "Esperamos que se estenda para todos os estados, porque o tema das exploração sexual de jovens e crianças não é de uma entidade, é um tema de toda a sociedade".

O evento foi encerrado com a palestra da juíza Ivone Caetano, titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude do Rio de Janeiro. Ela se dedicou a falar sobre o combate às drogas. “A juventude é a força motriz das mudanças na sociedade. Vivemos uma crise de valores, e cabe aos jovens, em especial aos advogados, buscar o equilíbrio necessário”, ressaltou.

As atividades foram coordenadas pelo presidente da OAB/Jovem, Eduardo Biondi. Estavam presentes representantes da Alemanha, Argentina, Colômbia, Equador, Itália, Porto Rico, Portugal, República Dominicana e Ucrânia. Representante do embaixador italiano, o advogado Simone Baraglia elogiou a iniciativa.

"O momento é muito oportuno para falarmos dos direitos humanos, que infelizmente ainda não são respeitados em todos os países. Iniciativas como essa nos ajudam a amadurecer um entendimento comum, e mesmo com tantas diferenças culturais, podemos buscar soluções em conjunto".