30/05/2014 - 09:25 | última atualização em 30/05/2014 - 09:24

Encontro aborda temas do Conselho de Contribuintes do Estado do Rio

As questões controvertidas no Conselho de Contribuintes do Estado do Rio de Janeiro (Ccerj) serão debatidas em evento programado para o dia 30, na Seccional. Serão quatro painéis, entre 9h e 17h, que abordarão temas como os princípios gerais do processo administrativo tributário, tributação de telefonia móvel, questões ligadas a petróleo e energia elétrica.

A abertura do encontro contará com a participação do presidente e do vice-presidente da Comissão Especial de Assuntos Tributários (Ceat) da OAB/RJ, respectivamente Maurício Faro e Gilberto Fraga, além do presidente do Ccerj, Roberto Lippi; do subprocurador-geral do estado, Sérgio Pyrrho; e do presidente da junta de revisão fiscal da Secretaria Estadual de Fazenda, André Oliveira Cardoso da Silva.

Às 9h30 terá início a mesa sobre questões gerais do processo administrativo tributário. Sob a moderação de Claudia Freze da Silva, assuntos como a aplicação de penalidades na jurisprudência do Ccerj, recursos hierárquicos e o Projeto de Lei Complementar nº 222/2013 serão apresentados por Cheryl Berno e Silvia Faber Torres. Petróleo e gás natural entram em pauta às 11h, quando as polêmicas ligadas ao Repetro estadual serão tratadas por Bruno Lyra e Gustavo Amaral, com moderação de Ronaldo Redenschi.

O terceiro painel do dia trata de telecomunicações. Ivan Curi será o moderador de debate sobre o fato gerador do ICMS, a comunicação na jurisprudência e a tributação do serviço de telefonia móvel pré-pago. Bruno Curi e João Rafael Gândara serão os palestrantes.

Fechando o evento, Nilson Furtado de Oliveira Filho e Tácito Mattos discutirão a tributação da energia elétrica em operações interestaduais destinadas a estabelecimento industrial.
O encontro é uma parceria entre a Ceat, o Ccerj e a Procuradoria Geral do Estado e será realizado na sede da Ordem, localizada à Av. Marechal Câmara, 150.