29/06/2011 - 16:06

Empresas pagaram viagem de PMs aos EUA

Do jornal O Globo

27/06/2011 - Três empresas pagaram a viagem de três coronéis da PM a cidades americanas dos, na semana passada, para conhecer embarcações que podem vir a ser compradas para a corporação. Fontes disseram ao GLOBO que as empresas são Boston Whaler, Drast e DHS Systems. O chefe do Estado-Maior Operacional da PM, coronel Álvaro Garcia, não divulgou os nomes, alegando "questões de estratégia". Apesar de as estadas terem sido pagas pelas empresas, os policiais têm direito a diárias, segundo a PM, que informou ainda não ter o total dos gastos da viagem.

Para o presidente em exercício da Ordem de Advogados do Brasil (OAB), Alberto de Paula Machado, o caso viola o código de ética da administração pública e os princípios constitucionais da moralidade e da impessoalidade, que devem nortear as ações dos agentes públicos.

"Não é ético que aquele que queira vender algo ao poder público pague despesas, como viagens, sob pena de comprometimento da própria lisura do procedimento de compra", afirmou.

De acordo com a PM, o fato de os oficiais terem viajado para conhecer os produtos não significa que eles serão comprados. As embarcações ainda serão analisadas para se saber se são adequadas às necessidades da corporação.

Embarcaram para os EUA o comandante do Bope, Wilman Rene Alonso; o diretor do Hospital Central da PM, Sérgio Sardinha; e o comandante do Grupamento Aeromarítimo, Eduardo Luiz. Sardinha foi à cidade de Birmingham, no Alabama. Os outros oficiais teriam ido a Nova York e Orlando. Para a PM, esse tipo de convite permite aos servidores conhecer produtos, "sem ônus para os cofres públicos".