28/09/2011 - 11:53

COMPARTILHE

Emerj ganhará novas instalações em 2012

Jornal do Commercio

O projeto das novas instalações da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) já foi concluído e a licitação para as obras deve acontecer em breve. Por meio de uma parceria do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) com o governo do estado e a Secretaria estadual de Educação, a escola ocupará o prédio onde funcionava a Procuradoria Geral do Estado (PGE), ao lado do antigo Palácio da Justiça.

A previsão é de que a mudança seja feita em 2012.

Provisoriamente, a Emerj está funcionando, desde o segundo semestre deste ano, nas instalações da Escola de Administração Judiciária (Esaj), localizada na Rua Dom Manuel, 29. Em julho deste ano, o presidente do TJ-RJ, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, e a diretorageral da Emerj, desembargadora Leila Maria Carrilo Cavalcante Ribeiro Mariano, anunciaram o retorno da escola para as proximidades do Fórum Central. A escola estava funcionando em Santo Cristo.

"Com esse passo, a Emerj certamente retomará o seu caminho natural, de modo a continuar ocupando um especialíssimo lugar no cenário jurídico, seja preparando alunos para a magistratura e outros segmentos ligados ao direito, seja mantendo o excelente nível de capacitação e atualização dos magistrados fluminenses", ressaltou, na ocasião, o desembargador Manoel Alberto.

A diretora-geral da Emerj declarou que essa volta foi um facilitador muito grande para alunos e professores, que demoravam no deslocamento até Santo Cristo. "A maior parte, tanto dos alunos quanto dos professores da Emerj, é de profissionais da área do direito que trabalham no Centro.

Com o retorno às proximidades do TJ, os professores se reanimaram e houve uma reabertura considerável de matrículas", afirmou a desembargadora Leila Mariano.

Ela também destacou que a mudança veio dar uma maior efetividade aos projetos da escola. "A Emerj se revitalizou e o novo prédio histórico vai propiciar a colocação em prática de novos projetos, como o curso de mestrado, que já está sendo analisado pela Capes, e o curso de pósgraduação lato sensu em Direito do Consumidor e Responsabilidade Civil, que começa no próximo dia 4 de outubro", contou.

Criada pela Lei nº 1.395, no dia 8 de dezembro de 1988, a Emerj busca desenvolver e consolidar os conhecimentos necessários para o exercício das funções da magistratura estadual, preparar bacharéis em direito para ingresso na carreira de magistrado e participar da formação e do aperfeiçoamento dos juízes.

O Curso de Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, em nível de pós-graduação lato sensu, já formou 2.324 pessoas.

Ele é realizado em seis semestres, atendendo-se, durante todo o curso, o programa do Concurso Público para Ingresso na Carreira da Magistratura. Atualmente, a Emerj conta com aproximadamente 600 alunos.
Abrir WhatsApp