18/07/2012 - 11:23

COMPARTILHE

Emenda a LDO prevê ganho real a segurado

Extra

O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2013 foi aprovado ontem pelo Congresso Nacional, com uma emenda que garante um reajuste real (acima da inflação), no ano que vem, para os nove milhões de aposentados e pensionistas do INSS que ganham acima do saládo mínimo nacional (R$ 622). O será decidido quando o governo enviar o Orçamento até 31 de agosto. Uma das ideias é usar no cálculo o crescimento da massa salarial dos trabalhadores, com base no Fundo de Garantia (FGTS).
 
Os salários estão aumentando e os recursos no FGTS também. Em 2011, o crescimento real foi de 3% (quantidade de dinheiro depositado pelos empregadores nas contas dos funcionários)- disse o senador Paulo Paim (PT-RS), que elaborou a emenda com o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP).
 
Se o crescimento da massa salarial for mesmo usado para reajustar os beneficios, o resultado deste ano entrará no cálculo para o aumento de 2013. Quem ganha acima do piso já recebe a inflação acumulada no ano anterior.
 
A LDO ainda prevê um salário mínimo de R$ 667,75 em 2013 (aumento de 7,35% sobre os atuais RS 622).
A autorização para que o Judiciário e o Legislativo aumentem os gastos com pessoal sem autorização prévia do Executivo foi retirada do texto final da LDO.
 
 
 
Abrir WhatsApp