09/04/2014 - 17:24 | última atualização em 06/05/2014 - 14:51

Embate entre advocacia e ditadura é destaque na Tribuna de abril

Aos 50 anos da deposição de Jango e três décadas após a campanha pelas Diretas, a luta da advocacia contra a ditadura é o destaque da edição de abril da Tribuna do Advogado. Reforçando a temática, o entrevistado do mês é o presidente das comissões Estadual da Verdade (CEV-RJ) e de Direitos Humanos do Conselho Federal, Wadih Damous. Os primeiros trinta dias de funcionamento da Casa do Advogado Celso Fontenelle e o assédio moral no ambiente de trabalho também são assuntos abordados na revista.

Assinada pelo repórter Vitor Fraga, a matéria que ilustra a capa da publicação lembra o trabalho dos colegas que defenderam centenas de perseguidos políticos e os esforços da classe para garantir um mínimo de direitos individuais contra os excessos do autoritarismo estabelecido a partir de 1964. O assunto foi abordado, também, pelo ex-presidente da OAB/RJ Wadih Damous, que fala sobre os terrores da ditadura e explica os principais objetivos atingidos após um ano à frente da CEV-RJ, em entrevista concedida à jornalista Patrícia Nolasco.

Inaugurada em 20 de fevereiro e localizada na Avenida Erasmo Braga, ao lado do Fórum, a Casa do Advogado Celso Fontenelle teve sua rotina retratada na revista. Utilizada cerca de 1.500 vezes e elogiada pelos colegas, a unidade conta com 11 escritórios compartilhados, sala de reunião, 13 computadores para processo eletrônico, Central de Digitalização e Peticionamento, ponto fixo de certificação digital, posto da Central de Atendimento ao Público, serviços de cópia, impressão e guarda-volumes.

Ameaças profissionais ou pessoais, ofensas, isolamento, menosprezo, sobrecarga de serviço e pressão exacerbada para o alcance de metas, quando ocorridos de forma contínua no ambiente de trabalho, caracterizam assédio moral. A prática, que, embora antiga só recentemente passou a ser vista para o Direito como instituto, é pauta da reportagem de Cássia Bittar publicada nesta edição.

A Tribuna do Advogado de abril pode ser acessada, na íntegra, no PORTAL DA OAB/RJ.