29/11/2011 - 14:53

COMPARTILHE

Educadora norte-americana faz palestra sobre mediação

redação da Tribuna do Advogado

Tendo como convidada a norte-americana Gail Sadalla, pioneira na adaptação da mediação comunitária ao contexto escolar na Califórnia, e um público formado basicamente por educadores, a Comissão de Mediação de Conflitos da OAB/RJ realizou na noite desta segunda-feira, dia 28, a palestra Resolução de conflitos na escola.
 
A exemplo do que faz com alunos em colégios que visita, a palestrante começou sua apresentação interagindo com os convidados sobre os conflitos pessoais, o que deu base para o restante de sua exposição . Ela explicou que, em seu trabalho, os alunos elegem um representante para atuar como mediador na resolução dos problemas. A equipe de mediação liderada por Sadalla só intervém em casos extremamente necessários. 
 
"Quando trabalhamos com alunos, focamos na mudança da resposta e do comportamento", disse a especialista, acrescentando que a integração entre os colegas é fundamental para a diminuição de brigas e, consequentemente, das punições. "Trabalhar com os alunos não contra eles", definiu.
 
A palestra contou com tradução consecutiva, feita pela vice-presidente da Comissão, Gabriela Asmar, que participa de projeto semelhante, o Educação para a paz.
Abrir WhatsApp