02/03/2012 - 12:09

Duque de Caxias terá 20 câmeras de vídeo nas ruas

redação das Tribuninhas

O Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública (GGI) de Duque de Caxias ganhará, finalmente, uma sede em abril. Instalado na Praça Roberto Silveira, o GGI municipal ficará responsável pelo controle de 20 câmeras de vídeo, que monitorarão pontos estratégicos da cidade em tempo real. Criado com o apoio do Ministério da Justiça, o GGI reunirá representantes municipais, estaduais e federais da área de segurança.

"As câmeras serão instaladas no prazo máximo de 25 dias. Calculamos que, em um mês, elas estarão funcionando. É o mesmo prazo para o gabinete ficar pronto", afirmou o secretário de Integração, Segurança Pública e Defesa Civil, Francisco Alves da Fonseca.

Para obter as câmeras de alta definição, foram investidos R$ 1 milhão. Os recursos foram repassados pelo governo federal, por meio de um convênio com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania - Pronasci.

"As 20 câmeras serão instaladas inicialmente no primeiro distrito, que abrange a área central da cidade. A nossa intenção é adquirir mais dez equipamentos para preencher toda a área central", acrescentou o secretário.

Numa terceira etapa, a prefeitura pretende instalar câmeras nos quatro distritos do município. Para evitar vandalismos nos equipamentos, a prefeitura está mantendo sigilo sobre os futuros endereços das câmeras. O certo é que pelo menos uma delas ficará nas proximidades do Viaduto Paulo Lins, no Centro, local onde costumam ocorrer roubos a pedestres.

Para o comandante do 15º BPM, tenente-coronel Cláudio Lucas de Lima, a chegada de 20 novas câmeras e a instalação da sede do GGI fortalecerão a parceria entre a prefeitura e a Polícia Militar. Hoje, a PM de Duque de Caxias tem sete câmeras instaladas nas ruas. Elas auxiliam na prevenção de crimes e em investigações da Polícia Civil.

GGI

O gabinete será formado por representantes da Prefeitura de Duque de Caxias, do Ministério da Justiça, da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Cada órgão terá um representante na sede.

Pronasci

O GGI foi implantado pelo Ministério da Justiça em cidades que aderiram ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Localização

As câmeras ficarão em pontos estratégicos do primeiro distrito, mantidos em sigilo. Uma delas ficará nas imediações do Viaduto Paulo Lins, no Centro.

Detalhes

A nova tecnologia permite que sejam enviados apenas os dados escolhidos de uma imagem, com zoom em HD, sem perda dos demais detalhes.