01/07/2013 - 18:32 | última atualização em 02/07/2013 - 10:07

COMPARTILHE

Dossiê Jango é aplaudido de pé por plateia emocionada

comissão estadual da verdade e redação da Tribuna do Advogado

A Comissão da Verdade do Rio (CEV-Rio) apresentou, numa pré-estreia, o documentário Dossiê Jango, sexta-feira, dia 28, na OAB/RJ. A exibição teve a presença de familiares do ex-presidente e do roteirista e diretor geral do Canal Brasil, Paulo Mendonça. O filme foi o vencedor do gênero no Fest Rio e tem direção de Paulo Fontenelle. A exibição teve apoio da OAB e do Canal Brasil e contou com a presença de cerca de 150 pessoas.
 
O filme mostra os últimos dias de vida de João Goulart e acusa frontalmente os Estados Unidos de terem tramado a sua morte. Antes da sessão, Nadine Borges, que integra a CEV-Rio, reiterou a necessidade de o país conhecer o paradeiro do ex-presidente, que morreu na província de Corrientes, na Argentina. Seu corpo não foi autopsiado e sua família quase foi impedida pelo regime militar de enterrá-lo em São Borja, sua cidade natal.
 
Pedro Prata, que representou o secretário de Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, disse ser um excelente momento para se refletir sobre a história do país. Marcello Oliveira, presidente da Caarj - instituição que cedeu as dependências para sediar a CEV-Rio -, destacou a importância desse trabalho de revisão dos acontecimentos, e lembrou que a OAB sempre esteve ligada à defesa do Estado de Direito. João Vicente, filho de Jango, falou da luta da família para conseguir provar que a morte do pai foi um assassinato.
 
Dossiê Jango emocionou os presentes, que, ao final da sessão, aplaudiram de pé o filme.
Abrir WhatsApp