20/08/2012 - 09:25

COMPARTILHE

Com doação de advogados, famílias ganham móveis em Friburgo

redação da Tribuna do Advogado

Emoção e agradecimento marcaram a distribuição dos primeiros kits de móveis e eletrodomésticos a desabrigados de Nova Friburgo. Comprados com a doação de advogados, os kits foram entregues - nesta quinta-feira, dia 16 - pela Diretoria da 9ª Subseção a três famílias selecionadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Elas viviam no abrigo do Serviço Assistência Social Evangélica (Sesa) e se mudaram há pouco para imóveis pagos com o aluguel social. Outras três famílias, que ainda vivem no abrigo do Sesa, receberão as doações assim que conseguirem a mudança para suas novas casas.
 
OAB/RJ abriu conta para arrecadar doações

Todos os objetos do kit foram comprados no comércio de Nova Friburgo

Mais três famílias receberão doações 
Logo após a chuva - que devastou a Região Serrana em janeiro do ano passado - a OAB/RJ abriu uma conta corrente no Banco do Brasil para arrecadar doações de advogados de todo o país. "Usamos a credibilidade da Ordem para abrir esta conta com a garantia de que todos os recursos arrecadados seriam utilizados no auxílio às vítimas. Com o apoio do secretário municipal de Assistência Social, Gilberto Paulo, identificamos quais as famílias seriam beneficiadas pelo kit de móveis que compramos com este recurso", explicou Carlos André Pedrazzi, presidente da 9ª Subseção. 
 
Ao todo, foram arrecadados aproximadamente 23 mil reais. Cada kit é composto por uma cama de casal com colchão, uma cama de solteiro com colchão, mesa com quatro cadeiras, geladeira, fogão e um jogo de panelas completo. 
 
Maria Helena da Silva, primeira a receber as doações, disse que toda ajuda é bem vinda, principalmente, quando não se tem mais nada. Morando há duas semanas em um apartamento no Bairro Jardim Califórnia, ela perdeu tudo no desabamento da comunidade da Alta Floresta. "É a primeira vez na minha vida que tenho móveis novos na minha casa. Mesmo antes dos deslizamentos era tudo de segunda mão. Muito obrigada, de coração", disse, emocionada. Maria Helena mora com seu marido, dois filhos e uma neta.
 
"Eu tinha tudo direitinho na minha casa e agora dependo de doações até para me vestir", contou Wilson da Silva, segundo agraciado pelo kit. Morador da comunidade Venda das Pedras na época da catástrofe, Wilson ocupa, também há duas semanas, uma casa no bairro Nova Suíça. "Perdi nove pessoas só na minha rua, mas agradeço pela minha vida e a do meu irmão, que mora comigo. Fico muito grato por toda ajuda que recebemos. Não sei o que seria da gente sem esse apoio", afirmou.
 
José Marcos de Mello divide com a mulher a casa alugada no bairro Catarcione e foi o último a receber a mobília doada pelos advogados. "Perdi muitas coisas com a chuva, mas descobri como existem pessoas boas no mundo", avaliou José Marcos, que morava na comunidade de Vila Nova quando perdeu sua casa. De acordo com a agente administrativa da Secretaria Municipal de Assistência Social, Priscila Rhottz, ele é um dos que mais ajudou no abrigo do Sase. "José Marcos ajudou muita gente enquanto estava no abrigo", disse ela.  
 
O prédio do Sase, que há mais de um ano abriga vítimas da tragédia, está sendo aos poucos desocupado para que volte a funcionar como Posto de Saúde - função exercida no local há 40 anos. "Todas as famílias desse abrigo vão receber os kits. Ainda há dificuldade para achar imóveis para todos, mas assim que esses problemas forem solucionados pela Secretaria Municipal a OAB fará a doação dos móveis e eletrodomésticos”, explicou a diretora de Assuntos Sociais da OAB/Nova Friburgo, Alessandra Muniz, responsável pelo contato com a Prefeitura.
 
Todos os objetos do kit foram comprados no comércio de Nova Friburgo. Segundo Pedrazzi, esta medida, adotada pela subseção desde as chuvas, serve para incentivar o comércio local e a reestruturação da cidade.  "A Tesouraria da OAB/RJ acompanhou todas as compras, atestando a boa utilização do dinheiro doado pelos advogados", frisou.
 
Abrir WhatsApp