27/01/2014 - 12:07 | última atualização em 29/01/2014 - 10:49

Divulgação da 22ª Conferência Nacional ganha terreno em subseções

A participação de advogados do interior do estado na 22ª Conferência Nacional, que vai ser realizada no Rio em outubro, foi assunto marcante no terceiro dia de visitas do presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, às subseções. "As iniciativas locais são fundamentais para despertar o interesse dos colegas", ressaltou o presidente, que começou sua visita por Magé e Cachoeiras de Macacu, indo depois a Cantagalo
e Cordeiro.

Em encontro na OAB/Cantagalo nesta sexta-feira, dia 24, Felipe pediu ao presidente da Subseção, Guilherme Monteiro de Oliveira, que indicasse um embaixador para ajudar na mobilização dos colegas da região. Já na OAB/Cordeiro, a ideia é que o presidente Rilley Werneck forme um grupo com presidentes de subseções próximas. "Duzentos advogados da Região Serrana causarão muito mais impacto do que dez ou vinte de cada município isolados", constatou Werneck. A participação de advogados do interior na Conferência também foi tema de conversas com o presidente da Subseção de Cachoeiras de Macacu, Ricardo Monteiro, e com o presidente da OAB/Magé, Edison de Freitas.

Capacitação profissional e reformas de espaços da advocacia também estiveram em pauta
Presente ao encontro, o tesoureiro da Ordem, Luciano Bandeira, destacou a importância de uma presença maciça dos colegas do interior.  "É uma maneira de melhorar de forma efetiva o exercício profissional. Um evento dessa magnitude realizado com excelência trabalha a imagem da advocacia, não só para a sociedade, mas perante entidades, Ministério Público e Defensoria", declarou.

"Uma prova de nossa relevância e criatividade". Assim Felipe definiu a realização da conferência no Rio. "A Conferência despertou o interesse de muitos patrocinadores, vamos proporcionar à classe um grande evento sem custos para a advocacia", finalizou.

Infraestura e capacitação

A capacitação profissional e as reformas de espaços da advocacia, como as sedes de subseções e as salas dos advogados, também estiveram em pauta. Os locais, muitas vezes, são as únicas referências dos colegas para o processo eletrônico. "A sede de Cantagalo é o único local em que os colegas podem peticionar ou ter acesso a um computador com Internet", explicou Oliveira.

O uso dos espaços da Ordem não só para o peticionamento eletrônico, mas para a inclusão digital foi a preocupação em Cachoeiras de Macacu. "Combinamos com o Felipe e com o Departamento de Apoio às Subseções a realização de cursos de capacitação para os advogados do município", informou o presidente da Subseção. A construção de uma sede própria foi outro assunto tratado no encontro. "A negociação com a prefeitura já existe. É importante, depois de tanto tempo usando um imóvel alugado, que os colegas de Cachoeiras de Macacu tenham um local definitivo", ressaltou Felipe.

A procupação com a capacitação profissional, no entanto, não ficou restrita ao peticionamento eletrônico. Para o presidente da OAB/Cordeiro, levar os cursos telepresenciais da Ordem aos colegas do município é um dos pontos fundamentais a serem alavancados após a visita. Com a sede reformada em 2013 pelo projeto OAB Século 21, a subseção pretende ampliar o espaço para os cursos e palestras. "Cada vez mais vamos procurar capacitar os advogados", afirmou Werneck.

Já em Magé, as lutas são pelas elevações da comarca à entrância especial e de Guapimirim à segunda entrância, e pela criação de uma nova vara do trabalho na região. Outra demanda da Subseção é a colaboração da Seccional para que seja modificado o local de construção de um Centro de Tratamento de Resíduos, previsto para ser erguido sobre um aquífero em Mauá. Segundo Freitas, a iniciativa colocaria em risco a população local.  "Acabaria contaminando o lençol freático e causaria a extinção de espécies da fauna e da flora", explicou.