15/03/2010 - 15:49

Diretoria da Subseção da Barra tem posse concorrida e destaca realizações

Da redação das Tribuninhas

15/03/2010 - O sucesso da Subseção na Barra da Tijuca, hoje a segunda maior do Estado, com mais de sete mil inscritos, foi destacado pelo presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, durante a cerimônia de posses da Diretoria e do primeiro Conselho eleito da região. "No início, fiquei relutante quanto à criação de uma nova subseção, mas estou convencido de que tomei a decisão certa. A Barra já tem mais inscritos do que muitas seccionais do Brasil", afirmou Wadih Damous.

Na cerimônia, realizada no dia 24 de fevereiro no Clube Arouca, a Diretoria da subseção - reeleita com 57,74% dos votos - fez uma avaliação dos serviços oferecidos aos advogados em menos de três anos de trabalho e atribuiu a estes o êxito do primeiro mandato.

A implantação de um Protocolo Integrado do Tribunal do Trabalho da 1ª Região, a instalação de Escritórios Compartilhados, o convênio com a Anoreg - que permite retirada de certidões na própria subseção - e uma Escola Superior de Advocacia atuante foram alguns dos exemplos de ações bem-sucedidas citados pelo presidente da OAB/Barra, Luciano Bandeira. Para o segundo mandato, ele promete lutar por um sistema de transporte gratuito para os advogados e pela criação de um Protocolo Integrado da Justiça Federal. "Tenho certeza que estamos perto de conseguir mais estes pleitos", garantiu.

Um dos idealizadores da 57ª Subseção, o presidente da Caarj (Caixa de Assistência aos Advogados do Rio de Janeiro), Felipe Santa Cruz, afirmou que, com a reeleição, aumentam as responsabilidades da Diretoria. "A OAB da Barra foi pioneira ao criar o primeiro Código de Defesa do Consumidor em braile. Queremos, agora, que ela continue sendo pioneira em outras áreas. Eu aposto nisso", disse Santa Cruz, garantindo ainda que a Caarj, reestruturada, está pronta para ser parceira das subseções e dos advogados.

Compareceram à cerimônia a vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargadora Glória Regina Ferreira Mello; o conselheiro federal da OAB/RJ Marcus Vinicius Cordeiro; o tesoureiro da Seccional, Marcello Oliveira; o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RJ, João Baptista Lousada Câmara; o diretor do Departamento de Apoio às Subseções e tesoureiro da Caarj, Ricardo Menezes; e a secretária-adjunta da Caarj, Naide Marinho da Costa.