05/01/2010 - 16:06

Diretoria eleita da OAB/RJ, Caarj e conselheiros tomam posse

Da redação da Tribuna do Advogado

05/01/2010 - Mais três anos de muito trabalho,com a entidade mais forte e voltada para temas como inclusão digital, ética e defesa das prerrogativas dos advogados. Essa é a expectativa do presidente reeleito da OAB/RJ, Wadih Damous, empossado nesta terça-feira, 5 de janeiro, junto a sua diretoria e aos 80 conselheiros da Seccional, os presidentes das 57 subseções no estado e a diretoria da Caarj - Caixa de Assistência dos Advogados.

Fizeram parte da mesa de cerimônia os presidentes do IAB e da Caarj, Henrique Maués e Felipe Santa Cruz e os membros da diretoria da Ordem nesta nova gestão: o tesoureiro Marcello Oliveira; o secretário-geral Marcos Luiz Oliveira de Souza; o presidente reeleito Wadih Damous; o vice-presidente Sérgio Fisher, e o secretário-adjunto Wanderley Rebello. O presidente da comissão eleitoral da Seccional, Silvio Lessa, deu conduziu a posse de Wadih, que chamou, um a um, seus colegas para assinar o respectivo termo de compromisso.

O conselheiro Federal Marcus Vinícius Cordeiro foi o mestre de cerimônias do evento e, logo no início, fez uma homenagem a José Carlos Tórtima, conselheiro que se despede do mandato nesta terça-feira. Nesta gestão, sua filha, Fernanda Tórtima, candidatou-se para a vaga que foi do pai. "Essa votação expressiva da chapa Nova OAB mostra que a diretoria galgou o caminho certo, tenho orgulho da nossa entidade estar sempre na vanguarda em lutas como a pela apuração dos crimes da ditadura", exclamou.

O presidente da Comissão eleitoral, Sílvio Lessa, reiterou que a última eleição foi um exemplo de cidadania, com a igualdade de condições entre os candidatos. "Lembro de pleitos nos quais quando não se tinha acesso nem à lista de advogados inscritos", relembrou,agradecendo ao empenho dos membros da comissão e funcionários da Ordem que trabalharam diretamente na equipe.

Mesmo lembrando que seu discurso oficial de posse será no evento solene, a ser realizada no dia 19, no Museu Histórico Nacional, no Centro do Rio, Wadih Damous saudou os presentes e falou sobre a nova gestão. Ele destacou como principais metas a preparação da advocacia fluminense para o processo digital, o fortalecimento das comissões da Seccional e do Tribunal de Ética e Disciplina da classe. "No mandato anterior, havia alguns membros que pensavam mais em si do que na classe, agora, terei fiéis amigos a meu lado e conselheiros comprometidos, com energias renovadas", finalizou.

Leia aqui cobertura completa das eleições, publicada na edição de dezembro da Tribuna do Advogado.