05/10/2011 - 12:28

COMPARTILHE

Direito em Debate estreia na TV pela Rede Vida

redação da Tribuna do Advogado

Falando sobre o combate ao crime organizado e contando com a participação do presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, e do deputado estadual Marcelo Freixo (Psol), que presidiu a CPI das Milícias, o programa Direito em Debate reestreou em rede nacional nesta terça-feira, dia 4.

“Nós estamos muito satisfeitos com a volta à TV e com esse novo formato, onde vamos privilegiar um debate aprofundado sobre os temas relevantes para o Rio de Janeiro e para o país”, declarou Wadih, na abertura do programa.

A atração contou ainda com uma entrevista ao professor de Ciência Política da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Antônio Carlos Peixoto, que falou sobre a morte da juíza Patrícia Acioli e afirmou que, com as UPPs, ocorreu uma reconfiguração do crime organizado: “As quadrilhas tiveram que descentralizar as suas atividades, então criou-se um processo de busca por novos locais para agirem, que são, preferencialmente, no asfalto”.
 
Segundo Freixo, o papel das UPPs é central para a nova estrutura de combate ao crime no Rio de Janeiro. “As UPPs são o grande tópico sobre segurança pública, mas não dão conta de todo o debate sobre o crime organizado. Temos um forte papel das milícias no Estado, com o qual as UPPs não se relacionam”, enfatizou. Para o deputado, o projeto se confunde muito com a concepção da cidade, pois os locais onde as unidades foram instaladas não são os que tinham criminalidade mais atuante, o que não desqualificaria, porém, seus benefícios.

Wadih ressaltou que a política das UPPs é melhor do que a de extermínio, adotada anteriormente no Rio de Janeiro. “A presença efetiva da polícia como uma força de pacificação social, acompanhada de amplos investimentos sociais é a política de segurança pública que nós queremos. A questão é que, na contramão, não foram resolvidos problemas como saneamento básico, educação e emprego”.
 
Conduzido pelo jornalista José Fernandes Júnior, o programa, que tem duração de 25 minutos, é exibido todas as terças-feiras, a partir das 21h, pela Rede Vida. Na próxima semana será discutido o tema Reforma Política com o sociólogo Leo Lince, o advogado Carlos Roberto Siqueira Castro e o deputado federal Miro Teixeira (PDT/RJ).
 

 
Abrir WhatsApp