26/08/2011 - 11:36

O difícil direito de nascer numa maternidade

jornal O Globo

Com fortes contrações e a bolsa rompida, Lorena da Cruz, de 18 anos, passou quase seis horas sentada num banco de madeira na porta da Maternidade municipal Alexander Fleming, em Marechal Hermes, à espera de atendimento. Além dela, outras duas jovens em trabalho de parto, A., de 17 anos, e E., de 27, esperavam havia nove horas. Enquanto as grávidas aguardavam suas vagas, a sala do pré-parto da maternidade tinha seis dos seus 12 leitos vazios. A espera delas foi flagrada por repórteres do Globo há pouco mais de duas semanas. Na ocasião, a maternidade do Hospital municipal Paulino Werneck, na Ilha do Governador, tinha dez de seus 13 leitos vazios.

"Moro em Paciência, e a maternidade mais próxima seria a do Hospital Pedro II (em Santa Cruz), que não está funcionando", contou Lorena, que chegou à maternidade às 15h e, até as 21h, esperava uma solução para o seu caso.

Comissão de Saúde enviará relatório ao MP e à OAB

Segundo funcionários da Alexander Fleming, por falta obstetras e pediatras, no início deste mês a maternidade vinha fechando as portas às terças e sextas-feiras à noite. Além disso, a unidade fechava um dia no fim de semana por 24 horas. Há cerca de duas semanas, numa terça-feira à noite, uma vistoria da Comissão de Saúde da Câmara surpreendeu os médicos de plantão. Naquele momento, dois obstetras e um pediatra estavam no local.

Durante a vistoria, o presidente da Comissão de Saúde, Carlos Eduardo de Mattos (PSB), exigiu a internação de Lorena e das outras duas grávidas. Elas foram atendidas por volta das 21h. Todas as gestantes moram na Zona Oeste e tinham encaminhamento do pré-natal para o local.

A Comissão de Saúde enviará relatórios com a situação das maternidades ao Ministério Público e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ). No fim de semana passado, segundo o vereador, sete grávidas aguardaram sem sucesso, por quase nove horas, atendimento na Alexander Fleming:

"No Rio, existe o difícil direito de nascer. As grávidas da Zona Oeste têm que escolher entre a superlotação da maternidade do Hospital Estadual Rocha Faria ou tentar a sorte em maternidades municipais, como a Alexander Fleming".

A deficiência no atendimento às gestantes é agravada pela falta de médicos. Segundo Clara Fonseca, diretora do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde (Sindisprev-RJ) e presidente da Associação dos Funcionários do Rocha Faria, a unidade com frequência tem grávidas em poltronas no corredor. Em alguns partos, enfermeiros fazem o trabalho de obstetras, porque os médicos estão ocupados com outras gestantes. A carência de funcionários no Rocha Faria também foi constatada pelo Conselho Regional de Enfermagem, em vistoria há três meses. Segundo a vice-presidente do órgão, Maria Therezinha da Silva, a realização de partos por enfermeiros ocorre em casos de emergência.

Na maternidade do Hospital Paulino Werneck, a situação é caótica. Há 15 dias, também em vistoria da Comissão de Saúde, apenas uma obstetra estava de plantão. Nas semanas anteriores, segundo funcionários, a maternidade fechava as portas aos domingos e segundas-feiras à noite, além dos sábados, por 24 horas. Com 70% dos leitos ociosos, a unidade - que já fez 150 partos por mês - não ultrapassa 30 procedimentos agora.

A carência de profissionais nas maternidades públicas é vista com preocupação pela presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio e vice-presidente do Cremerj, Vera Fonseca. Segundo ela, a equipe mínima para um parto normal seguro é de dois obstetras, um pediatra e um anestesista.

A Secretaria municipal de Saúde informou que a Maternidade Alexander Fleming e a do Paulino Werneck têm redução de pessoal devido a licenças médicas e aposentadorias. Semana passada, o órgão autorizou a realização de concurso público. Serão 1.700 vagas para médicos. Já a Secretaria estadual de Saúde negou que gestantes estivessem internadas em poltronas no Rocha Faria. Segundo o órgão, o plantão do setor tem sete obstetras e as enfermeiras do hospital não fazem partos.