10/10/2013 - 17:18 | última atualização em 11/10/2013 - 11:18

Dia das crianças: celebrando direitos na OAB/RJ

A Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária (CDHAJ) da OAB/RJ promove, nesta sexta-feira, dia 11, das 10h às 17h, um evento comemorativo sobre os direitos das crianças e dos adolescentes, na sede da entidade.

Na parte da manhã, haverá palestras e atividades de arte e cultura, com apresentações do Coral de crianças do Complexo do Alemão (Liga dos Cantantes); apresentação musical das Crianças de Gramacho (Espaço Doce Saber); roda de capoeira com jovens da Maré; jovens do Passinho Cantagalo (expressão na dança); jovens do Degase com letras de funk; perfomance de jovens do RAP da Saúde (adolescentes promotores de saúde), além da percussão mirim do Mestre Dá.

À tarde, serão apresentados dois painéis. O primeiro, com mediação das integrantes da CDHAJ Anna Carolina Pinto e Maria Clara Moreira, terá como tema o Protagonismo juvenil e defesa de direitos, com os seguintes palestrantes: Maria de Fatima Silva (Movimento Candelária Nunca Mais); Sidney Teles (Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente); Deise Carvalho (Núcleo das mães vítimas de violência do Estado); Maria Helena Zamora (doutora em Psicologia Clínica e professora da PUC-Rio), e Antonio Pedro (Mecanismo de Combate à Tortura).

No segundo painel, o tema será Política socioeducativa para adolescentes autores de ato infracional: entre a proteção e a redução de direitos. Os palestrantes convidados são o presidente da Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros da Infância (AECCI), desembargador Siro Darlan; a psicóloga e integrante do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e do Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Conanda), Esther Arantes; a pedagoga e vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Monica Alkimin, além da defensora pública do Estado do Rio de Janeiro e membro da Coordenadoria de Defesa de Direitos da Criança e do Adolescentes (CDEDICA), Eufrásia Souza das Virgens. A mediação será feita pela integrante da CDHAJ, Margarida Prado.