31/03/2017 - 13:56 | última atualização em 31/03/2017 - 13:58

COMPARTILHE

Deputado vai ao Ministério Público contra assembleia da CBF

jornal O Globo

O deputado federal Otávio Leite (PSDB/RJ) entrará com representação contra a assembleia administrativa da CBF no Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF/RJ) nesta sexta-feira, ao meio-dia.
 
Ele alega que a assembleia do último dia 23, na CBF, decidiu ampliar o peso das federações estaduais de futebol (passaram a ter 81 votos) em desvantagem ao peso do clubes de futebol das Séries A e B (60 votos) sem o aval dos clubes.
 
O deputado explicou que, por força do artigo 22-A da Lei 9.615/98 (Lei Pelé), "obrigatoriamente todos os clubes de futebol das Séries A e B deveriam ter participado da reunião, mas nenhuma agremiação foi convocada". "Está claro que trata-se de uma manobra que precisa ser corrigida, por ofender o espírito da lei do PROFUT e de uma maneira inaceitável ignorar a regra da Lei Pelé. O objetivo da judicialização é reparar essa ilegalidade", afirmou o parlamentar.
 
Leite ressaltou ainda que o MPF/RJ atua como fiscal da lei (artigo 127 da CF) e tem a legitimidade de agir judicialmente. "Além do mais, a atuação do Ministério Público é absolutamente adequada para proteger o interesse público que, neste caso, é garantia para que o futebol tenha transparência e respeito às leis", disse Leite.
 
Outro lado
 
A CBF ainda não respondeu ao blog. Nos bastidores da entidade, haveria o entendimento de que a assembleia administrativa abrange somente a participação de federações. Já a assembleia eleitoral contaria com federações e clubes.
Abrir WhatsApp