17/07/2017 - 16:45 | última atualização em 17/07/2017 - 18:20

COMPARTILHE

Demandas das mulheres negras no Poder Judiciário pautam debate

redação da Tribuna do Advogado

Em 25 de julho é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e, para marcar a data, o Grupo de Trabalho (GT) Mulheres Negras da OAB Mulher realizará neste dia, às 18h, um evento para discutir as questões relacionadas às mulheres negras e o Poder Judiciário. Na ocasião, será lançada uma campanha de visibilidade das mulheres negras advogadas.

O GT Mulheres Negras da OAB Mulher foi criado durante a Conferência Estadual da Mulher Advogada, realizada pela comissão no começo de junho, quando foi levantada a necessidade de debater as demandas específicas das advogadas negras no Judiciário. “As advogadas negras passam por uma abordagem diferente dos seguranças, por exemplo. Cito um episódio em que o juiz se referiu a mim como ré, me falando onde eu deveria sentar e eu tive que reforçar que eu era a advogada e estava no lugar certo na audiência. Nós vemos essa necessidade de falar como o Judiciário percebe uma mulher negra”, explicou a coordenadora do GT, Marina Marçal.

O encontro terá palestras da diretora de Igualdade Racial da OAB/RJ, Ivone Caetano, da presidente da OAB Mulher, Marisa Gáudio, da socióloga e professora doutora na Unirio Andréa Lopes da Costa e da psicóloga e professora doutora no IFRJ Jaqueline Gomes de Jesus. “Discutiremos também quais são os efeitos psíquicos na saúde da mulher negra, dado esse apagamento em espaços de poder”, ressaltou Marina.

A sede da Seccional fica na Avenida Marechal Câmara, 150. Para participar do evento é preciso inscrever-se previamente pelo e-mail [email protected]. Mais informações pelo telefone (21) 2272-2053.
Abrir WhatsApp