18/01/2016 - 13:21 | última atualização em 18/01/2016 - 13:22

Defesa das prerrogativas é destaque em posse da OAB/Barra

Com o desafio de manter a advocacia da Barra da Tijuca alinhada com o crescimento da região, Cláudio Carneiro, eleito para o triênio 2016-2018, tomou posse como presidente da subseção, que é a segunda maior do Rio de Janeiro.  A cerimônia de posse da diretoria e do conselho aconteceu no auditório da subseção, na última quinta-feira, dia 14.

Representando o presidente Felipe Santa Cruz na solenidade, o tesoureiro da Seccional, Luciano Bandeira, destacou a importância da subseção. “O presidente Cláudio Cordeiro tem a missão de levar adiante a transformação iniciada por Ricardo Menezes, que presidiu a subseção entre 2013 e 2015”, disse Luciano, primeiro presidente da OAB/Barra da Tijuca.

Entre as autoridades presentes, estavam o ex-presidente do Conselho Federal da OAB Seabra Fagundes; o procurador-geral da OAB/RJ, Fábio Nogueira; a vice-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros, Rita Cortez, e o ex-presidente da OAB/Barra da Tijuca Ricardo Menezes.

As prerrogativas do advogado serão prioridade na gestão de Cláudio Carneiro. Ele pretende ampliar e fortalecer a comissão, além de fazer um levantamento de quais são as principais reclamações de desrespeito às prerrogativas no fórum. “Por meio da nossa ouvidoria, que será reestruturada, pretendemos efetivamente ouvir os advogados da região. Durante três meses faremos um levantamento completo, ouvindo o maior número de advogados possível para agir nas principais necessidades do colega da Barra da Tijuca. A estrutura da procuradoria também será ampliada”, promete.

Reinvindicação antiga dos advogados da região, a construção da nova sede em frente ao fórum da Barra da Tijuca é outra prioridade para o próximo triênio.  O novo presidente também pretende ampliar a Escola Superior de Advocacia (ESA) e a atuação das comissões temáticas. “Daremos apoio a sociedade local com nossas comissões. A Barra da Tijuca continuará em destaque esse ano com as Olimpíadas e as Paraolimpíadas e já temos uma comissão específica sobre o assunto, além de também participarmos de conselho de segurança, de discussões sobre mobilidade urbana”, disse.