13/09/2017 - 19:40 | última atualização em 14/09/2017 - 15:11

COMPARTILHE

Defesa do Consumidor: Comissão participa de campanha na Carioca

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Bruno Marins   |   Clique para ampliar
Para marcar os 27 anos do Código de Defesa do Consumidor, o Procon Carioca, o Procon Estadual e a Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da OAB/RJ realizaram uma ação de conscientização nesta quarta-feira, dia 13, no Largo da Carioca, em que prestaram orientação a pessoas com problemas com empresas e registraram reclamações. Também houve a distribuição de 500 exemplares do código.

O presidente da CDC, Eduardo Biondi, classificou as ações como fundamentais. “A campanha de hoje visou levar informação dos direitos do consumidor para a efetivação de um consumo consciente para uma nova geração de consumidores, despertando a atenção dos cidadãos para além da dimensão econômica da relação consumerista, bem como, aos impactos positivos sobre as relações de consumo causados pelas reclamações, sugestões, alertas e até elogios feitos pelos consumidores quando se sentem lesados ou satisfeitos com determinado serviço ou produto adquirido”, afirmou.

Segundo ele, cabe à OAB, como entidade representativa da sociedade, estar presente nessas ações, que buscam o fortalecimento da cidadania, a valorização da advocacia e a defesa da Constituição. “A comissão quis demonstrar aos cidadãos que o consumidor tem um grande poder em mãos, embora nem sempre tenha consciência disso. Por meio das escolhas cotidianas, ele pode contribuir para reduzir os impactos negativos no meio ambiente, na economia, na sociedade e no seu próprio bem-estar”, afirmou, lembrando que a educação para o consumo consciente é uma das bandeiras da comissão. “Devemos trabalhar cotidianamente por isso, em parceria com os órgãos fiscalizadores”

Instituído em 11 de setembro de 1990, o Código de Defesa do Consumidor é o principal instrumento para regular as relações de consumo e garante diversos direitos ao consumidor, como o direito à informação e a proteção à propaganda enganosa.
Abrir WhatsApp