16/04/2009 - 16:06

COMPARTILHE

Defensoria terá mais dois núcleos de atendimento

Defensoria terá mais dois núcleos de atendimento

 

 

Do Jornal do Commercio

 

16/04/2009 - A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro recebe hoje dois novos núcleos de atendimento, um voltado à população carcerária e outro às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

 

Pela manhã, o ministro da Justiça, Tarso Genro, inaugura a nova sede do Núcleo do Sistema Penitenciário da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (Nuspen), que dará assistência jurídica integral a presos e seus familiares.

 

Esta é uma das 94 ações contempladas pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) que destinou R$ 1,5 milhão para a criação do núcleo que deverá realizar 28 mil atendimentos por ano, aproximadamente.

 

O Nuspen realiza o atendimento pessoal e individualizado dentro das unidades penais. Conta com 38 Defensores Públicos (voluntários), responsáveis por uma média de 700 apenados e atendem, dentro da unidade penal, uma vez por semana, aproximadamente 70 apenados por visita.

 

São 1.800 apenados atendidos semanalmente dentro das unidades penais e mais de 1050 familiares por semana. Prova do bom trabalho realizado pelo centro na área penitenciária é a total ausência de rebeliões nos presídios cariocas desde junho de 2004.

 

A capital fluminense vai receber, no mesmo dia, o novo Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), que contou com R$ 306 mil do Pronasci. O órgão vai atender a 5 mil mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

 

Em torno de 50 mulheres são atendidas diariamente, das 10h às 16h por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos e assistente sociais. Duas Defensoras Públicas auxiliam no trabalho. Só no mês de março, 2.095 mulheres receberam atendimento.

Abrir WhatsApp