02/08/2011 - 16:09

COMPARTILHE

Debates vão discutir proibição do filme 'A Serbian film'

Extra Online

Enquanto a Justiça insiste no veto a um filme, o sérvio "A Serbian film - Terror sem limites", a classe cinematográfica se mobiliza para enfrentar o que considera um tiro no pé na democracia brasileira. Hoje, cineastas vão se encontrar na Fundição Progresso, às 19h30m, numa reunião aberta para debater as medidas que podem ser tomadas a fim de derrubar a proibição. Além disso, a Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM) programou para amanhã e para quinta-feira as exibições de filmes censurados no passado, seguidas de debates.

"A Serbian film" chegaria aos cinemas nesta sexta-feira, dia 5, mas sua estreia foi adiada para 26 de agosto após uma juíza carioca conceder liminar a pedido do diretório regional do DEM, sob a alegação de que a obra incitaria a pedofilia. O filme também havia sido retirado, há duas semanas, da programação da Caixa Cultural, onde seria projetado dentro do RioFan - Festival Fantástico do Rio, e não recebeu uma classificação indicativa do Ministério da Justiça, impedindo seu lançamento no país.

O encontro na Fundição Progresso, que até o fim da tarde de ontem já contava com 233 confirmações de presença no Facebook, terá como meta não apenas a discussão do caso de "A Serbian film", mas também a proposição de mecanismos que impeçam que proibições do tipo voltem a ocorrer no futuro.

Já no MAM foi programada para amanhã a exibição, às 18h30m, de "Rio 40 graus", longa-metragem de Nelson Pereira dos Santos que foi censurado no ano de seu lançamento, 1955. Em seguida, haverá um debate com o próprio Nelson e com o advogado Gustavo Martins. Na quinta, outra sessão será dedicada ao tema: "Encouraçado Potemkin", de Sergei Eisenstein, será exibido também às 18h30m, com um debate na sequência - até ontem, os participantes ainda não estavam confirmados.
 
Abrir WhatsApp