01/12/2011 - 16:22

Curso Promotoras Legais forma 1ª turma em Friburgo

redação das Tribuninhas

Hoje, às 18h, a sede do sindicato têxtil de Nova Friburgo será palco da solenidade de encerramento da primeira turma do curso Promotoras Legais Populares, organizado pela 9ª Subseção.  Na ocasião, será oferecida palestra com a delegada Grace Arruda, titular da recém criada Delegacia Especializada da Mulher.

Responsável por formar lideranças comunitárias femininas para atuarem em suas comunidades, o curso focou na orientação dos direitos humanos, na violência doméstica, nas denúncias de infrações ao Estatuto da Criança e do Adolescente, na promoção da cidadania e no acesso à Justiça, além do atendimento organizacional da sociedade nos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

“Muitas vezes as mulheres agredidas não sabem como e onde denunciar as violências sofridas, muito menos acompanhar processos e buscar seus direitos. As promotoras legais geralmente convivem nas comunidades e conhecem bem essas mulheres, que passam a ter confiança”, destaca a presidente da Comissão OAB Mulher, Vânia Batista Teixeira.

De acordo com o presidente da 9ª Subseção, Carlos André Pedrazzi, o curso vem de encontro aos interesses da OAB na defesa da Constituição Federal como instituição da sociedade civil. “A formação de novas lideranças comunitárias colaborará na construção de uma sociedade mais livre e fraterna, com mais justiça social”, disse.