08/10/2018 - 18:02 | última atualização em 08/10/2018 - 18:12

Curso mostra como operar eSocial na gestão sindical e empresarial

Foto: Lula Aparício |   Clique para ampliar

Clara Passi
O fórum esocial e compliance em saúde ocupacional em atenção aos sindicatos, trabalhadores e empresas, realizado nesta segunda-feira, dia 8, pela Comissão Especial de Acidente do Trabalho da OAB/RJ, ajudou a desbravar o mundo novo trazido pela ferramenta do governo criada para organizar as informações da folha de pagamento das empresas.

Diante do plenário cheio, os palestrantes conscientizaram gestores sindicais, trabalhistas e empresários sobre como o eSocial atua como fiscal do governo 24 horas por dia e as multas e ações judiciais que podem advir da negligência no preenchimento dos dados. Também foram abordadas a responsabilização de doenças e acidentes de trabalho e a necessidade de se contribuir para uma cultura de prevenção de acidentes. O evento teve apoio da União Geral de Trabalhadores (UGT), na figura do presidente Nilton Duarte, e contou com presença de representantes de organizações de técnicos de segurança do trabalho do estado.

Antes de passar a palavra ao primeiro palestrante, o mestre em direito previdenciário Fernando Pestana, o presidente da Comissão de Acidente do Trabalho da Seccional, Derval de Oliveira, frisou a importância das entidades representativas dos trabalhadores neste quadrante histórico. “É preciso preparar-se para o que vem por aí, ter consciência da importância dos sindicatos neste momento que o país atravessa”