24/09/2018 - 16:15 | última atualização em 28/09/2018 - 14:50

COMPARTILHE

CPDA assina acordo para a proteção dos cavalos em Petrópolis

redação da Tribuna do Advogado

O presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA) da OAB/RJ, Reynaldo Velloso, reuniu-se neste fim de semana com a diretora da ONG Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, Elisabeth MacGregor, para tratar da situação dos equinos oriundos da tração animal em Petrópolis. No próximo dia 7, junto com as eleições gerais, os petropolitanos terão a oportunidade de decidir pelo fim das charretes na cidade. Apesar de tradicionais, este transporte provoca dor, lesões e desconforto nos cavalos.
 
Na reunião foi assinado um Termo de Parceria com a ONG, que se comprometeu a receber e cuidar de todos os animais para que tenham uma vida digna, com acompanhamento veterinário e boa alimentação. Caberá à CPDA o acompanhamento técnico e jurídico, promovendo o relacionamento institucional para que o projeto obtenha êxito.
 
Velloso espera que ainda nesta semana seja recebido pelo prefeito de Petrópolis, Bernardo Rossi, para conversar sobre a empregabilidade dos condutores de charretes, caso o plebiscito determine o fim destes transportes. 
 
“A substituição das charretes com cavalos por charretes elétricas ou outro tipo de veículo será uma boa oportunidade para o turismo. Os animais apenas circulam pelo centro histórico. Outros veículos podem ter uma rota maior, até os hotéis mais distantes e outras localidades da cidade, proporcionando opções diferenciadas de pacotes. Os atuais condutores poderiam ter seu emprego garantido nestas situações, pois já realizam o turismo receptivo”, adiantou Velloso.
Abrir WhatsApp