15/10/2009 - 16:06

COMPARTILHE

Corrregedoria da Justiça faz mutirão para registro de nascimento

Registro de nascimento: projeto da Corregedoria começará em Nova Iguaçu 

 

 

Da redação da Tribuna do Advogado

 

15/10/2009 - A partir desta segunda-feira, dia 19, no Fórum de Nova Iguaçu, será realizado um mutirão do Projeto da Corregedoria Geral da Justiça Com Certidão Sou Cidadão, para erradicação do sub-registro de nascimento. Os moradores do município, adultos e adolescentes, que não têm a certidão de nascimento, ou perderam o documento, devem procurar o Fórum, na Rua Dr. Mário Guimarães 968, Bairro da Luz. O atendimento será gratuito e vai funcionar até quinta-feira, dia 22, das 10 às 16h.

 

O Projeto Com Certidão Sou Cidadão foi lançado pela Corregedoria Geral da Justiça para erradicar o sub-registro de nascimento em todo o Estado do Rio de Janeiro, onde, por ano, 10 mil crianças deixam de ser registradas pelos pais. Pela falta da certidão, as pessoas são impedidas de terem acesso ao mercado de trabalho formal, e de atendimento na rede de serviços públicos, como nos hospitais e escolas.

 

O Corregedor Geral da Justiça, desembargador Roberto Wider, tem tomado uma série de providências para modificar a atual situação e colocar o Rio de Janeiro na vanguarda dos Estados brasileiros. Além do registro tardio de adultos, o desembargador determinou a instalação de postos de registro de nascimento em 40 maternidades públicas para atender os pais de recém-nascidos.

 

Para Roberto Wider, "uma criança é um ato de cidadania".

Abrir WhatsApp