04/08/2009 - 16:06

Convênio com Setrerj garante transporte gratuito para advogados de São Gonçalo

Convênio entre a OAB/RJ e a 8ª Subseção com o Setrerj garante transporte gratuito para advogados de São Gonçalo

Da redação das Tribuninhas

04/08/2009 - A OAB/RJ e a Subseção de São Gonçalo firmaram ontem, 3 de agosto, um convênio com o Sindicato das Empresas de Transporte do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj), que disponibilizará um micro-ônibus para o transporte gratuito dos advogados de São Gonçalo. O novo serviço, que fará o trajeto do Fórum de São Gonçalo até o de Jardim Santa Catarina e o novo Fórum de Alcântara - ainda a ser construído - será disponibilizado a partir de setembro. Para o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, esta parceria é de extrema importância para os advogados, já que reduzirá o custo deles com transporte. "Esta é uma reivindicação antiga dos profissionais de Direito de São Gonçalo, e a OAB não conseguia atender por questões orçamentais", assinalou Wadih Damous.

Na parceria com o Setrerj, nem a OAB/RJ, nem a 8ª Subseção, terão custos com o novo serviço. Para o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte do Estado do Rio de Janeiro, Marcelo Traça Gonçalves, contribuir para a advocacia significa cumprir um papel social, "já que os advogados trabalham pela garantia dos Direitos Sociais", declarou. O presidente da Subseção de São Gonçalo, Luiz Alberto Gonçalves, assinala que há alguns anos o Tribunal constrói novos Fóruns em áreas afastadas do Centro. "É onde ficam localizados os terrenos que em sua maioria são doados pelas Prefeituras, ou empresas privadas. O projeto do Fórum de Alcântara é muito elogiado pelos profissionais da região, mas ficará longe do Centro da cidade, e afastado da maioria dos escritórios de advocacia. Por isso a necessidade de um transporte gratuito que atenda bem aos advogados".

O projeto de construção do Fórum de Alcântara, em São Gonçalo, está perto de virar realidade. De acordo com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Zveiter, está sendo aguardado apenas que uma empresa da iniciativa privada, que se propôs a doar um terreno localizado na Avenida Maricá para a construção do fórum, conclua um estudo técnico na área para que seja deflagrado o processo licitatório das obras. Por conta dessa pendência, os prazos para construção ainda não foram definidos.

Também estiveram presentes na reunião no prédio do Setrerj, o secretário-geral da OAB/RJ, Marcos Luiz de Oliveira; o vice-presidente da 8ª Subseção, Luiz Carlos de Souza Marinho; e o tesoureiro da OAB/São Gonçalo, Luiz Carlos de Souza Marinho.