29/03/2011 - 15:49

COMPARTILHE

Convênio da OAB/RJ para digitalização de processos começa por Niterói

29/03/2011 - A digitalização da Justiça está, pouco a pouco, modificando a rotina dos advogados. Ciente disso, a OAB/RJ tem tomado uma série de medidas para auxiliar os colegas. A mais recente, foi o convênio para digitalização dos processos de forma simples e com preços inferiores aos do mercado, que entrou em vigor na sede da Subseção de Niterói, no dia 23 de fevereiro.

O serviço funciona da seguinte maneira.  Pagando R$ 0,30 a página/imagem, o colega pode entregar seus processos aos funcionários do convênio, que vão destacar as páginas que serão utilizadas, assim como fazer eventuais correções nas imagens digitalizadas para garantir que estejam legíveis. Uma vez digitalizado o processo, serão gerados arquivos em formato .pdf que podem ser encaminhados por e-mail ou armazenadas em pen drives e CDs levados pelos colegas. Quem não tiver esse material poderá comprá-los no local. (Veja mais informações no site da OAB/RJ).

"Nesta gestão, nossos investimentos estão principalmente voltados para a modernização da infraestrutura utilizada pelos advogados nos postos de atendimento e dos sistemas internos de controle da Ordem", afirmou o tesoureiro da Seccional, Marcello Oliveira.

 

O serviço de digitalização vai funcionar em outras subseções e também nas salas da OAB/RJ nos tribunais, mas ainda não há cronograma definido para a instalação.

 

Foco na modernização

 

Vale lembrar que a reforma de sedes e salas em todo o estado, além da estruturação desses espaços para a utilização da certificação digital estão entre os principais compromissos da OAB/RJ e da Caarj em 2011. "A Ordem está reafirmando seu compromisso no oferecimento de serviços para os advogados e na melhora de seu atendimento, especialmente, em relação à digitalização da Justiça. O Século 21, em grande parte, já abrange o peticionamento eletrônico. O que faltavam eram os leitores de cartão e o treinamento de funcionários sobre o assunto. E estamos investindo nisso", afirmou Felipe.

 

Segundo ele, as salas da OAB nos fóruns servirão como centrais de peticionamento eletrônico, complementando o atendimento das centrais de inclusão digital, anunciadas no Colégio de Presidentes das Subseções, realizado em fevereiro.  "As novas salas que estamos inaugurando, como a de Cachoeiras de Macacu, por exemplo, já estão prontas para isso. Elas contam com internet, leitores de cartão e todos os programas dos tribunais", informou.

Abrir WhatsApp