17/07/2013 - 09:05 | última atualização em 17/07/2013 - 09:54

Consulados, ONU e CNBB ficarão na Seccional durante JMJ

O prédio do OAB/RJ será a sede diplomática internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada entre 23 e 28 de julho, abrigando os serviços consulares e embaixadas principalmente de países sem representação na cidade, além da Organização das Nações Unidas (ONU), da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e outras entidades parceiras. O protocolo de cooperação foi assinado na tarde desta terça-feira, dia 16, pelo presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, e pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta.

Dom Orani Tempesta
Arcebispo do Rio
Além dessa parceria, a OAB/RJ oferecerá assessoria jurídica a jovens dependentes químicos - entre eles usuários de crack - tratados no Polo de Atenção Integral à Saúde Mental, que será inaugurado pelo Papa Francisco dia 24. O convênio com a Arquidiocese do Rio de Janeiro prevê até cinco acompanhamentos por mês para jovens com idades de 16 a 21 anos que respondem por crimes.

"A OAB/RJ estará presente não só para garantir a liberdade religiosa, a liberdade de expressão da fé, mas as liberdades políticas e os anseios de uma juventude e de um povo, de uma sociedade e de um novo mundo a que todos sempre almejamos. Vamos destacar uma equipe de advogados das mais diversas especialidades para atender, em esquema de plantão, todos os jovens que nos procurarem. Vamos oferecer, como fizemos nas manifestações recentes no Rio de Janeiro, atendimento jurídico integral a todos os jovens que estão na cidade em razão da Jornada”, declarou Felipe Santa Cruz.

"A OAB e a CNBB têm um longo tempo de trabalho em conjunto, de preocupação com a democracia, direitos humanos e questões sociais", lembrou Dom Orani. "Agradeço o apoio da OAB, que concretamente se colocou à disposição desse momento histórico para o Brasil e o Rio de Janeiro", completou.

Na reunião, Felipe nomeou o advogado e diplomata Almir Franco de Sá Barbuda como embaixador da Ordem durante a Jornada. "Fico surpreso e satisfeito com o convite, porque posso voltar ao convívio da OAB, já que sou advogado formado pela PUC-Rio. Como embaixador do Brasil na Santa Sé, conversei algumas vezes com o Papa Francisco e posso garantir que é um pontífice com carisma muito especial, que será muito bem recebido no Rio de Janeiro", afirmou Barbuda, que até junho ocupava o cargo de embaixador do Brasil no Vaticano.

A reunião aberta também teve a presença de representes dos governos federal, estadual e municipal; do Itamaraty; do Ministério da Justiça; das Forças Armadas; da Polícia Federal; do Tribunal de Justiça; do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, além de representações diplomáticas de diversos países.

Durante a JMJ, além de receber o secretário Internacional de Juventude da ONU - que virá da Jordânia apenas para uma conferência na sede da Ordem -, a Seccional vai realizar ainda o Encontro Internacional de Jovens Advogados, com o tema A globalização da justiça e da solidariedade. Será instalada também, no monumento-símbolo da Paz da Rio 92, que fica ao lado de sede, uma placa em homenagem ao diplomata Sergio Vieira de Mello, morto em 2003 em um atentado à bomba na sede da ONU em Bagdá, por sua luta contra o terrorismo.