30/07/2013 - 17:10 | última atualização em 30/07/2013 - 17:12

Conselho Penitenciário recolhe agasalhos para detentas de Gericinó

O Conselho Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro está organizando uma campanha para arrecadação de agasalhos e meias para as detentas do Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu. As doações serão entregues, primeiramente, na penitenciária Joaquim Ferreira.

Elas, diferentemente da maioria dos homens, costumam ser abandonadas quando ingressam no cárcere, especialmente as estrangeiras
Maíra Fernandes
presidente do Conselho Penitenciário
As contribuições podem ser feitas em horário comercial diretamente na sede do conselho, localizada à Rua Senador Dantas, 15, 9º andar, no Centro do Rio. Peças nas cores preto ou vermelho não serão aceitas, já que são proibidas nas unidades prisionais.

Segundo a presidente da entidade, Maíra Fernandes, o direcionamento dos donativos às detentas não configura preconceito de gênero. "Apenas começamos a campanha em favor das mulheres porque elas, diferentemente da maioria dos homens, costumam ser abandonadas quando ingressam no cárcere, especialmente as estrangeiras", explicou, ressaltando a urgência da campanha. "Tem feito muito frio no Rio de Janeiro e algumas presas estão vestindo short, camiseta e chinelo", disse.