02/10/2009 - 16:06

Conselho Federal se junta à procuradoria contra PEC dos vereadores

Do Jornal do Brasil

02/10/2009 - Advogados do Brasil, Cezar Britto, ajuizou ontem, no Supremo Tribunal Federal, ação de inconstitucionalidade contra a emenda constitucional promulgada pelo Congresso que - ao aumentar o número de vereadores de 58.988 para 59.611 - determina que as novas 7.623 vagas sejam ocupadas pelos suplentes eleitos no pleito municipal de outubro do ano passado.

De acordo com a ação - que tem pedido de concessão de liminar - ao disciplinar a possibilidade de retroação dos efeitos da Emenda nº 58, para fins de recomposição das câmaras de vereadores, "o legislador deixou de observar o ato jurídico perfeito, a anualidade/anterioridade da lei eleitoral e a segurança jurídica, tendo o texto da emenda, no tocante a este aspecto, violado flagrantemente a Constituição".

Na última quarta-feira, o procurador geral da República, Roberto Gurgel, ingressou no STF com ação de inconstitucionalidade similar, que foi distribuída à ministra Cármen Lúcia. Ontem, o chefe do Ministério Público requereu à relatora o "exame imediato" do pedido de liminar, sob a alegação de "agravamento dos fatos" que a justificam, ou seja, notícias de posses dos chamados suplentes de vereadores, como as ocorridas nos municípios de Bela Vista de Goiás e Conselheiro Penna (MG).

Na ação ontem protocolada, a OAB destaca que a proposta de emenda constitucional aprovada na última semana não poderia retroagir para beneficiar vereadores que não foram eleitos e diplomados em 2008.

Segundo Cezar Britto, "a regra não pode ser alterada no decorrer do jogo, tampouco em processo eleitoral já findo". A seu ver, "a interpretação correta é a de que a nova conformação dos legislativos municipais só entraria em vigor no próximo pleito, ou seja, em 2012".