14/12/2009 - 16:06

Conselho Federal pede cassação de deputados

Do jornal O Estado de S. Paulo

14/12/2009 - A seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF) ingressará hoje com o pedido de cassação de oito parlamentares apontados no inquérito como beneficiários do "mensalão do DEM" de Brasília. Entre eles estão o deputado Leonardo Prudente e a líder do governo na Casa, deputada Eurides Brito (PMDB).

Presidente da Câmara Legislativa, Prudente (DEM) pediu licença do cargo depois de ser flagrado em vídeo enfiando maços de dinheiro nas meias, após encher os bolsos da calça e do paletó. Eurides também aparece colocando em sua bolsa cinco maços de notas que pegou na mesa do ex-secretário Durval Barbosa, responsável pela gravação em poder da Polícia Federal.

Segundo informou a OAB-DF, mesmo que os parlamentares não sejam cassados, eles devem ser impedidos de votar nos processos de impeachment do governador José Roberto Arruda, que começou a tramitar na Câmara Legislativa.

Fitas gravadas por Durval Barbosa também comprometem o deputado Junior Brunelli (PSC), que, além de receber dinheiro do então secretário, foi quem comandou a chamada "oração da propina", ao lado de Prudente.

Outros dois estão sob suspeita. Rogério Ulysses (PSB) foi acusado por Barbosa de envolvimento com o esquema de corrupção. E o deputado Pedro do Ovo (PRP) também teria participação na distribuição de propinas no governo do DF.