09/08/2013 - 17:33 | última atualização em 09/08/2013 - 17:35

Conselho Federal leva Caravana das prerrogativas à OAB/Niterói

redação da Tribuninha

Lançada nacionalmente no dia 24 de julho em Pernambuco, a Caravana das prerrogativas - iniciativa do Conselho Federal da OAB - passou pela Subseção de Niterói nesta quinta-feira, dia 8 de agosto. A comarca foi a escolhida para o lançamento da campanha no estado.

Presidente da 16ª Subseção, Antonio José Barbosa da Silva, aproveitou o evento para lançar o cartão Disque prerrogativas. Nele há um número para que os advogados entrem em contato caso sintam-se desrespeitados. "O cartão Disque prerrogativas vai facilitar a comunicação com a Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da subseção, presidida por Fernando Praxedes", explicou Antonio José.

A Caravana das prerrogativas, que em Niterói contou com a participação do presidente da OAB Nacional, Marcus Vinícius Furtado, e do tesoureiro da Seccional do Rio de Janeiro, Luciano Bandeira, tem como objetivo garantir o pleno exercício da advocacia.

"Precisamos tratar de tudo aquilo que prejudica o exercício da profissão. Nossa ideia é abrir um canal de diálogo com todos os dirigentes da Ordem no país, listando nossas principais dificuldades. Temos que aproveitar esta fase de diálogo com o Conselho Nacional de Justiça, parceiro na defesa de nossas prerrogativas", disse Furtado.

Para Bandeira, o cidadão também sofre as conseqüências do desrespeito aos advogados. "Esta caravana é um movimento de conscientização dos integrantes do Judiciário. Não deve haver hierarquia entre advogados e magistrados. O juiz que desrespeita a advocacia age como um fora da lei", assinalou o tesoureiro.

Em Niterói, de acordo com o presidente da subseção, as principais reclamações se concentram "na implantação açodada do processo eletrônico, agravada pela falta de suporte técnico, e no mau funcionamento dos cartórios unificados da Justiça Estadual, o Cartorão".

"A OAB está preenchendo a falta de suporte dos tribunais quanto ao processo eletrônico. Em Niterói, temos um Núcleo Digital, encarregado de ajudar os advogados em dificuldades. Tarefa que deveria ser exclusiva do Judiciário. Quanto ao Cartorão, a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Leila Mariano, já está de posse de uma análise sobre as deficiências do seu funcionamento. Mas até agora nada foi feito".

Marcus Vinicius Furtado garantiu encaminhar as reivindicações da OAB/Niterói ao CNJ, caso não sejam acatadas melhorias eficientes tanto no apoio ao processo eletrônico quanto ao funcionamento do Cartorão.